CULTURA PDF Imprimir E-mail
PREFEITURA PREPARA INTENSA PROGRAMAÇÃO CULTURAL PARA DEZEMBRO

A Prefeitura de São Carlos preparou e está apoiando uma intensa e diversificada programação cultural para o mês de dezembro, que irá marcar o final de 2009. As atividades se iniciam neste sábado (5) e se estendem até o final do mês. Confira aqui algumas delas.

A partir das 20 horas deste sábado, no Teatro de Bolso da UFSCar, acontece show e palestra multimídia Retrato Sonoro de Canudos, com o cantor repentista baiano Gereba, em homenagem aos 100 anos de morte do escritor Euclides da Cunha. A Semana Euclidiana de São Carlos acontece de 5 a 15 de dezembro.

No domingo (6), das 10 às 22h, na Praça XV de novembro, acontece o Chorando Sem Para. Serão 12 horas de apresentações de Choro, com renomados artistas do gênero e com a presença de Hermeto Pascoal.

Segunda-feira (7), a partir das 20 horas, na Praça Coronel Sales, inauguração da Árvore de Natal, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e da Escola Livre de Música Maestro João Sepe.

Terça-feira (8), a partir das 20 horas, na avenida Grécia, inauguração da Árvore de Natal, com a apresentação da Orquestra de Viola e da Dupla sertaneja são-carlense João Carlos e Bruno.

Na quarta e quinta-feira (9 e 10), às 20 horas, no SESC São Carlos, acontece Mostra de Dança dos projetos permanentes no município. A entrada para todos esses eventos culturais é gratuita.

Além da Coordenadoria de Artes e Cultura, responsável pelos eventos da Prefeitura, também estão envolvidos nesta programação a Fundação Pró-Memória, Fundação Educacional de São Carlos e Departamento de Fomento ao Turismo.


Saiba mais sobre o show Retrato Sonoro de Canudos

O cantor, compositor e violonista Gereba acompanhado de um trio de acordeón, clarinete e percussão. O evento, formado por três módulos, traz músicas, depoimentos de historiadores gravados em CD e uma exibição fotográfica sobre um dos maiores movimentos sociais do nordeste brasileiro: A Guerra de Canudos.
Na primeira parte do show serão exibidos, em áudio, depoimentos de historiadores sobre Canudos ao som do violão de Gereba como trilha. Em seguida ele cantará algumas de suas composições relacionadas ao tema acompanhado do trio. Na outra parte serão projetados, em telão, o multimídia de imagens em DVD com aquarelas de  Tripoli Gaudenzi e fotos históricas de Canudos, compilado por Gereba. No último quadro do show, Gereba fará um breve resumo sobre Antônio Conselheiro e a origem do povoado de Canudos a partir de histórias que ouviu de parentes e descendentes diretos de pessoas que lutaram na guerra. Ao final, Gereba cantará com a platéia o cordel “A História Fará Sua Homenagem a Figura de Antônio Conselheiro” do repentista pernambucano Ivanildo Vilanova e musicada por ele, e ficará à disposição do público para perguntas. “Retrato Sonoro de Canudos” foi  apresentada com Patrocínio da  CAIXA Cultural em 2009 no Rio de Janeiro e em Salvador- Bahia com excelente crítica da mídia especializada. O projeto teve continuidade em apresentações em Canudos – Bahia na Semana Euclidiana, na Universidade de Austin, Texas, EUA.

Sobre GEREBA
Nascido na região de Canudos  (Monte Santo - BA), Gereba coleciona e pesquisa histórias e lendas sobre a Guerra desde a infância e é um profundo conhecedor deste universo. Musico de grande versatilidade, realizou importantes projetos para a música brasileira como instrumentista, compositor, arranjador e produtor cultural. Grandes intérpretes como Elizeth Cardoso, Beth Carvalho, Fagner, Amelinha, Leon Gieco (Argentina), o guitarrista Folkan Crieg (Alemanha), entre outros, gravaram suas composições. Fez arranjo para Caetano Veloso (Canto do Povo de um lugar-disco Jóia) e em mais de 40 discos: Moraes Moreira, Macalé, Oswaldinho. Levou o Projeto  “Serenata – Gereba Convida” para a Europa e o seu Projeto “Forró e Gol” para São Francisco, Califórnia.

(02/12/09)