TURISMO PDF Imprimir E-mail
turismo-site COMUNITUR FOCALIZA CAPACITAÇÃO PARA O TURISMO EM 2010

O Conselho Municipal de Turismo (Comunitur) realizou, na última terça-feira (15), a sua última reunião do ano. No encontro houve a eleição da comissão executiva do conselho, que reconduziu o engenheiro Marcelo Henrique da Paz à condição de presidente para o biênio 2010/2011.

Representando o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), o empresário Paulo Picolli será o vice-presidente e o diretor de Fomento ao Turismo, Emiliano Saran Azevedo, será o diretor-executivo. Outros 9 membros compõem a comissão-executiva do conselho.

A reunião serviu para a apresentação do Plano de Ação do Departamento para 2010, que foi aprovado pelos conselheiros e terá como eixos a capacitação para o turismo, a captação de eventos e a promoção turística da cidade. No plano está prevista a formatação dos cursos a serem realizados para o setor, conforme pesquisa de demanda, além de captar recursos para a capacitação junto ao Ministério do Turismo. “A nossa meta é garantir a conclusão e o funcionamento do Centro Regional de Capacitação para o Turismo dos interessados, além de incentivar os cursos de capacitação do Sinthogastro, entre outros parceiros, assim como criar um projeto de qualidade no turismo em parceria com a iniciativa privada”, destacou o diretor de Fomento ao Turismo, Emiliano Saran Azevedo.

Cidade da Energia
O plano apresentado aos membros do conselho ainda prevê para 2010 uma campanha regional de divulgação de São Carlos, com a criação de materiais promocionais. Também estão previstas participações em eventos e feiras no intuito de promover o turismo local e regional. A realização do 3º Salão Regional de Turismo também está nos planos para o próximo ano. “As reuniões mensais do Conselho Municipal de Turismo tiveram relevância em 2009. Nelas pudemos discutir assuntos que devem fortalecer o turismo de negócios, como a Cidade da Energia, que é importante para o desenvolvimento de São Carlos”, disse Marcelo da Paz.

“É uma honra presidir o Comunitur, principalmente porque São Carlos apresenta um momento promissor no turismo. Para o próximo ano a cidade espera receber 300 mil turistas e movimentar mais de R$ 200 milhões”, completou Paz. O Plano Municipal de Turismo para 2010 foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros. “Para São Carlos é um orgulho ter um conselho que desenvolva projetos para o desenvolvimento do turismo e que envolvem a sociedade civil”, lembrou Emiliano.

Regionalização do turismo
Na parceria realizada entre Ministério do Turismo e Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo aconteceu, no início de dezembro, a formalização de Instâncias de Governanças Regionais, que objetivam conduzir o desenvolvimento turístico  regional. A região central, composta por 26 cidades, tem como presidente do fórum permanente, até 2010, o diretor do Departamento de Fomento ao Turismo de São Carlos. Representando a cidade, Emiliano também ocupa o Conselho Regional de Turismo pelo período de 1 ano.

Vanessa da Mata
Emiliano enalteceu a importância da parceria entre Ministério do Turismo e a cidade para a realização de shows gratuitos à população. No dia 21 de dezembro, a partir das 20h30, na praça do Mercado Municipal, acontece o Show de Natal com a cantora Vanessa da Mata. Os recursos - 90% - foram destinados pelo Ministério do Turismo para o pagamento do evento. “O Ministério do Turismo é um grande parceiro de São Carlos. No Show de Natal do ano passado, com o cantor Daniel, a pasta também empregou recursos”, comentou Emiliano. O show de Natal com Vanessa da Mata será uma realização da Prefeitura, com apoio do Governo Federal, via Ministério do Turismo, do Conselho Municipal do Turismo e Convention Bureau Terras Altas.

(16/12/09)