HORTA MANTÉM PROJETOS DE SUCESSO PDF Imprimir E-mail


Horta Municipal mantém projetos de sucesso

A coordenação da Horta Municipal de São Carlos vai manter e ampliar projetos já desenvolvidos com sucesso, além de desenvolver novas atividades em 2010. O curso sobre agricultura orgânica e alimentação deve ser um dos trabalhos ampliados neste ano devido ao sucesso alcançado em 2009. A horta se tornou ainda referência em educação ambiental e quer ampliar suas ações nessa área.

Paulo Mancini, coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura, explica que a horta tem por objetivo desenvolver ações de inclusão social, geração de renda e educação ambiental. Atualmente, três jovens trabalham no local e aprendem técnicas para a produção orgânica. Os jovens são remunerados pelo trabalho. A coordenação já estuda a ampliação do número de participantes deste projeto.

Jislan Oliveira de Souza começou há oito meses a conhecer melhor a produção agrícola orgânica. “Achei muito bom”, avalia. Souza conta que aprendeu técnicas de plantio e ficou feliz em levar as primeiras verduras que ele mesmo plantou para a família. “O gosto da verdura orgânica é diferente. Tem mais sabor”, explica.

A ampliação das ações de educação ambiental é outra proposta da horta. No local, está instalada a fossa séptica biodigestora desenvolvida por pesquisadores da Embrapa Instrumentação Agropecuária. O projeto foi premiado por várias instituições e recebe visitas constantes de pesquisadores nacionais e internacionais. “A horta é conhecida hoje pelas técnicas agrícolas aplicadas aqui”, ressalta Fábio Lólis, supervisor do Centro de Educação Ambiental em Agroecologia.

O trabalho de compostagem foi ampliado no ano passado e chegou a processar 50 toneladas de materiais por mês. A ação deve continuar crescendo em 2010. Atualmente, cerca de 50 restaurantes do município já separam o lixo e o material orgânico é encaminhado para o local. O material da poda das árvores de praças públicas também é encaminhado para a horta, onde é triturado e vai à de compostagem. A produção de adubo orgânico atende à própria horta, praças e jardins municipais.

A produção de verduras e legumes orgânicos é um dos trabalhos mais reconhecidos da horta e já tem estudos para ampliação para 2010. Atualmente 60 colaboradores contribuem mensalmente com R$ 50 para a manutenção da horta e recebem uma cesta semanal com produtos frescos. Em 2009, a equipe da horta produziu 7.750 quilos de legumes, 21.072 maços de hortaliças e 35.602 pés de verduras.

“É a única horta orgânica desse porte na região”, explica Mancini. Segundo ele, aumenta cada vez mais o interesse da população por produtos orgânicos. Mancini assinala que isso ajuda a reduzir o uso de agrotóxicos. Ele lembra que o Brasil é campeão no uso dessas substâncias, com consequências negativas tanto pra os trabalhadores da agricultura quanto para os consumidores.



(08/01/2010)