FÉRIAS NA ESTAÇÃO PDF Imprimir E-mail
Estação Cultura, opção cultural durante as férias

A Prefeitura de São Carlos, através da Coordenadoria de Artes e Cultura, está promovendo, durante o período de férias de 2010 uma visitação à Estação Cultura e ao Museu da cidade. A antiga estação ferroviária, hoje denominada como Estação Cultura, foi construída em 1884, sendo restaurada com a fachada atual em 1908, atualmente tombada pelo CONDEPHAAT. A Estação abriga o Museu São Carlos, Arquivo Histórico e Público de São Carlos, Fundação Pró-memória e Coordenadoria de Artes e Cultura.

Nestas férias, o Museu de São Carlos pode ser visto através de visitas monitoradas especiais, agendadas previamente, e que poderão ser feitas para qualquer número de pessoas, que conhecerão um pouco mais sobre a vida e obra do artista Benedito Calixto, na exposição "Benedito Calixto na Terra do Pinhal", que mostra, através da cronologia de sua vida e trabalho, reproduções de obras criadas por ele para diferentes locais e com diferentes temas. Ao final da exposição estão oito afrescos de Benedito Calixto que foram pintados por encomenda, nas paredes da antiga sede do Bispado.

Há também duas exposições de longa duração, uma no próprio Museu "São Carlos em Movimento", que conta o desenvolvimento da cidade, do final do Século XIX até a década de 20 do Século passado, através de três aspectos de seu desenvolvimento: o Trabalho, o Transporte e a Comunicação. E outra na plataforma da Estação, “História do Futebol em São Carlos”, na qual os aficionados por esse esporte poderão apreciar 12 painéis expostos que abordam temas relacionados ao esporte, como os clubes são-carlenses de futebol, grandes times que visitaram São Carlos, campos de futebol, a arbitragem e jogadores ilustres, como Zuza, Armandinho, Coelho e Albertino. Há também fotos do jogo amistoso em comemoração ao centenário de São Carlos, realizado em 1957, entre Santos Futebol Clube e Clube Atlético Bandeirantes de São Carlos, que ficou marcado como um dos grandes eventos futebolísticos na história do município. Na ocasião, o Bandeirantes impôs a derrota ao time santista que já contava com a presença do ainda não muito conhecido Pelé.

As exposições são gratuitas e abertas ao público todos os dias. O Museu e a Plataforma funcionam de terça a sexta-feira das 8h às 18h, inclusive para agendamento de visitas monitoradas, que podem ser feitas pelo telefone (16) 3373-2708 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . A Estação Cultura fica na Praça Antônio Prado, s/nº.

(07/01/2010)