SAAE PREMIADO PDF Imprimir E-mail
saae-site SAAE conquista 1º lugar em projeto do Fehidro

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos), autarquia da Prefeitura de São Carlos, conseguiu se classificar em primeiro lugar junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), através do Comitê Técnico da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu, o projeto “Plano de Monitoramento de Combate a Perdas com Fornecimento de Macro e Micro Medidores e pesquisa de vazamentos”, recebendo o valor de R$ 61.369,00 não reembolsáveis. O FEHIDRO é um órgão ligado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e financia projetos de proteção e conservação dos recursos hídricos do Estado.
O projeto desenvolvido inteiramente pela Gerência de Planejamento e Projetos do SAAE destacou-se no grupo “Projetos, serviços e obras - controle de perdas na captação, tratamento e/ou distribuição de água para abastecimento público”.

Sete itens técnicos com pontuação de 1 a 5 foram examinados  para  estabelecer a classificação. O projeto do SAAE destacou-se em três dos mais importantes: objeto do empreendimento, Plano de Controle e Redução de Perdas e Diagnóstico da Situação recebeu 4 pontos; garantia da efetiva execução da obra em 6 meses, mais 5  pontos; e atendimento às metas do plano da Bacia, especificamente descrita no plano da bacia, outros 5 pontos.

Para o presidente do SAAE, Eduardo Cotrim, o projeto representa a necessidade de São Carlos em combater as perdas através de um plano racional, técnico, realista e com metas estabelecidas. “As perdas da cidade são consideradas grandes. Temos muitos vazamentos. A maioria é em redes ainda de tubo galvanizado que estão vencidos. Trabalhamos muito para reduzir o número de vazamentos de água, mas para resolver a situação seriam necessários recursos dos governos estadual e federal. Nosso projeto teve destaque pela sua excelência técnica para a redução e o controle de perdas. Eeste é o oitavo que aprovamos junto ao FEHIDRO desde 2007”, explica.

(10/03/2010)