ENSINO DE BRAILE PDF Imprimir E-mail

Professores da rede municipal aprendem o método braile
Desde o mês de março, professores da rede municipal de educação estão aprendendo o método braile. O curso é realizado toda terça-feira, com uma turma de manhã e outra à tarde, no Espaço Braille da Prefeitura de São Carlos.

Segundo a professora do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Dom Rui Serra, Cristiane Maricondi, é importante aprender o braile, pois a partir do ano que vem os alunos que frequentam a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) também irão para as escolas municipais. “Precisamos estar preparados para atendê-los”.

Lucilene Hoth Maria, do CEMEI Maria Consuelo Brandão Tolentino, falou que os professores precisam adquirir conhecimentos específicos para que ocorra realmente a inclusão dos estudantes na rede regular de ensino.

Após a conclusão do curso de braile, no final deste mês, será realizada capacitação em soroban, um aparelho que auxilia as pessoas com deficiência visual aprenderem a fazer cálculos matemáticos.

O Espaço Braille, localizado na rua Conde do Pinhal, 2.041, no prédio do antigo Instituto Adolfo Lutz, também oferece cursos em braile, soroban e informática Dosvox (programa que transforma textos em arquivo de áudio) para pessoas com deficiência visual.

O local ainda tem serviço de orientação e mobilidade. Uma professora, especialista na área, ensina as pessoas com deficiência visual a utilizarem bengala e se locomoverem sozinhos pela cidade.

Além dos cursos, os usuários têm acesso aos equipamentos especializados, como máquina e impressora de braile, computadores softwares como o Dosvox, Winbraille, NonVisual Desktop Access, que possuem sintetizador de voz, editor, leitor e impressor conversor de textos para braile.

Há também 1,6 mil volumes em braile, como dicionários, Atlas, literatura infantil, juvenil, ficção, romance, poesia, além de livros didáticos nas áreas de informática, química, matemática, ciências, entre outros.

Mais informações sobre o Espaço Braille pelo telefone (16) 3364-2602.



(14/04/2010)