SÃO CARLOS LEMBRA O DIA DA GUARDA MUNICIPAL EM 10 DE OUTUBRO PDF Imprimir E-mail
GM-0-site GM-3-site

Em São Carlos, 10 de outubro é o dia reservado para se comemorar o Dia da Guarda Municipal (GM). A data se tornou projeto de lei de autoria do vereador Ronaldo Lopes (PT) e visa lembrar e valorizar o trabalho da corporação em São Carlos.

O comandante da Guarda Municipal, João Luiz Tozzato, fez um retrospecto das atividades desenvolvidas pela GM. Nos 9 meses de 2010 houve 2.845 atendimentos, entre apoio em ocorrências policiais, de trânsito, apoio à Defesa Civil, Conselho Tutelar e orientações à população. “A Guarda Municipal adota como filosofia de trabalho o atendimento cidadão”, destaca Tozzato.

As outras estratégias de ação da Guarda Municipal de São Carlos estão concentradas na proteção do patrimônio público municipal, com enfoque na segurança preventiva das escolas públicas do município e na segurança comunitária.

O combate à cultura da violência, por meio de ações educativas, preventivas e de defesa da cidadania é o maior objetivo da instituição. “Realizamos trabalhos em escolas orientando sobre a importância de não usar cerol nas linhas de pipa e, com o apoio da Polícia Militar, trabalhamos na Ronda Escolar, ampliando a segurança dos jovens ao redor das escolas”, comentou.

Cemitério
O comandante lembrou de uma ação, em conjunto com a Secretaria de Serviços Públicos, que amenizou o furto de peças de bronze em túmulos do Cemitério Nossa Senhora do Carmo. “A guarda iniciou o patrulhamento no interior do cemitério, o que inibiu os furtos. A ação se complementou com o trabalho da equipe do secretário Nivaldo Sigoli [serviços públicos], que resultou no fechamento dos portões laterais do local e o controle maior no fluxo de pessoas”, afirma.

Foi por meio da ação da GM que duas irmãs foram presas em junho do ano passado, acusadas de furtarem peças em bronze do cemitério. Elas chegaram a ser condenadas pela Justiça. As mulheres trabalhavam como lavadoras de túmulos. Uma delas foi condenada a pena de um ano, seis meses e 20 dias de reclusão, que foi convertida em prestação de serviços à comunidade. A segunda recebeu pena de quatro anos e oito meses de reclusão a serem cumpridos no regime fechado.

Composição
A Guarda Municipal, hoje, é composta por 116 guardas municipais, sendo 42 mulheres e 74 homens. A corporação conta hoje com 12 viaturas e 16 motocicletas todas caracterizadas e equipadas. A Guarda Municipal foi criada pela lei Municipal nº. 12.895 de 31/10/2001, na gestão do ex-prefeito Newton Lima. Sua implantação faz parte do Plano Municipal Integrado de Segurança Pública. “A Guarda Municipal realiza um trabalho digno de respeito em São Carlos, por isso que a nossa administração não mede esforços em oferecer condições à corporação, que são revertidas em atendimento humano à população”, observou o prefeito Oswaldo Barba.  

(08/10/2010)