SÃO CARLOS ESTÁ ENTRE AS CIDADES PARTICIPANTES DO PRÊMIO PREFEITO INOVADOR DESTE ANO PDF Imprimir E-mail
Pelo segundo ano consecutivo o prefeito Oswaldo Barba concorre ao prêmio Prefeito Inovador. Nesta manhã, a representante do Movimento Brasil Competitivo – entidade empresarial que avalia os municípios –, Cíntia Soares, esteve na cidade para examinar e vistoriar as atividades inscritas no relatório de apresentação para participar do Prêmio.

Num primeiro momento da reunião as secretarias de Educação, Saúde, Fazenda e Administração, Planejamento e Coordenadoria de Meio Ambiente esclareceram e detalharam as questões apresentadas em seus relatórios individualmente.

As apresentações tiveram início com o secretário de Planejamento e Gestão, Rosoé Donato, que fez uma breve introdução sobre o relatório geral. Em seguida, secretários, Ana Ponce (Administração), Lourdes Moraes (Educação), Paulo Almeida (Fazenda), Arthur Pereira (Saúde), a engenheira florestal, Ana Paula Castral (Meio Ambiente) e o Chefe de Divisão dos Sistemas Integrados do Município, Alexandre Cardoso Natal, fizeram suas apresentações e esclarecimentos.

Durante a reunião foram apresentados diversos projetos da Prefeitura como o Gerenciador de Informações da Administração Pública (GIAP), o Portal da Transparência, o Portal do Servidor, as inovações e facilidades do Sistema Integrado de Município (SIM), o Sistema Integrado de Educação (Sieducar), entre outros. No período da tarde, a consultora esteve no SIM Móvel e na EMEB Janete Martinelli Lia.

O Prêmio Prefeito Inovador visa promover a modernização e a desburocratização do serviço público municipal brasileiro. No ano passado, a cidade de São Carlos foi contemplada com o Prêmio. A cidade recebeu 100 computadores que foram repassados à Secretaria de Educação que os utilizou para a implantação do novo Programa de Inclusão Digital (PID) nas escolas.

O Movimento Brasil Competitivo é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que disponibiliza conceitos e ferramentas, além de mobilizar lideranças públicas e privadas, para disseminar o conhecimento. Eles são os responsáveis pelo prêmio “Prefeito Inovador”, que destaca ações de prefeituras para desburocratizar os serviços em saúde, educação, gestão, entre outros.

Prêmio Prefeito Inovador 2009

Em julho de 2009 o prefeito Oswaldo Barba recebeu o prêmio de Prefeito Inovador. O reconhecimento contemplou a administração pelo destaque na aplicação de recursos tecnológicos e no desenvolvimento de ferramentas interligadas ao Portal da Prefeitura. Como prêmio, além do reconhecimento nacional, São Carlos recebeu 100 computadores e se destacou nos itens Educação, Portal do Cidadão, Inclusão Digital, SIM (Serviços Integrados do Município) e Portal da Transparência.

(08/10/2010)