PREFEITO PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DE MEMORIAL EM HOMENAGEM A SERVIDOR DA UFSCAR PDF Imprimir E-mail
ufscar-monumento-siteO prefeito Oswaldo Barba participou, na manhã desta quinta-feira (28), na Universidade Federal de São Carlos, da inauguração do memorial em homenagem ao servidor público da UFSCar, que homenageia José Nunes de Andrade (Zé Andrade), que presidira a Associação dos Servidores da Universidade, de 1979 a 1981, além de ser fundador do núcleo central do PT em São Carlos, cujo diretório municipal presidiu em 1982. “Zé Andrade era uma pessoa muito querida e exemplo para os servidores da universidade. Era um líder nato, que representa parte da história dos servidores do campus”, destacou Jovino Araújo de Souza, coordenador geral do Sintufscar (Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos da Universidade).

Para o prefeito Barba, os servidores, lembrados na homenagem a Zé Andrade, os alunos e os professores ajudaram na construção e na projeção da UFSCar no país. “Zé Andrade defendeu as bandeiras da expansão da universidade e da ampliação de vagas. Essa homenagem representa, portanto, o reconhecimento do trabalho desenvolvido por ele junto aos companheiros servidores e aos demais personagens envolvidos na projeção da UFSCar”, ressaltou.

“A homenagem resgata a história do sindicato na universidade e consolida a história de luta de Zé Andrade na UFSCar”, comentou o reitor Targino de Araújo Filho. O vice prefeito de São Carlos, Emerson Leal, e a primeira-dama, Cidinha Duarte, acompanharam o prefeito na solenidade.

Quem foi Zé Andrade
José Nunes de Andrade (Zé Andrade), nasceu no dia 08 de julho de 1933, na cidade de Nossa Senhora da Glória (SE), tornando-se um trabalhador rural. Veio para o Estado de São Paulo em 1950, trabalhar como empregado na Usina Tamoio. Engajou-se, ainda bem jovem, na luta política por transformação social, através do movimento sindical, tendo sido depois secretário do Sindicato de Alimentação no município de Araraquara e Matão de 1959 a 1961.

Em São Carlos trabalhou na Universidade Federal como jardineiro e no final da década de 70, participou da Associação dos Funcionários da Universidade Federal de São Carlos, que depois se transformou no Sindicato dos Trabalhadores da UFSCar (Sintufscar), onde desempenhou o cargo de diretor por 8 anos, inclusive sua presidência por 2 vezes.

Em 1980, junto com outros militantes, fundou o Partido dos Trabalhadores de São Carlos exercendo sua presidência por 6 anos. Por seu trabalho constante na defesa dos direitos dos trabalhadores, foi vítima da repressão movida pela ditadura militar, tendo sido preso e enquadrado na Lei de Segurança Nacional por 2 vezes. Zé Andrade morreu em 2008.

(28/10/2010)