DEFESA CIVIL CRIA ALERTA CONTRA ENCHENTES PDF Imprimir E-mail
Defesa Civil alertará comerciantes sobre condições do tempo via mensagem de celular

São Carlos terá serviços de mensagem – via e-mail e torpedo SMS – para alertar órgãos de defesa do município, comerciantes e população sobre fortes chuvas que possam cair sobre a cidade. O lançamento oficial do programa aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), no Auditório Bento Prado Júnior, no Paço Municipal, e contou com a presença do prefeito Oswaldo Barba, do secretário de Governo, João Pedrazzani e do diretor de Segurança Pública e Defesa Civil, Heleno Irami do Nascimento, além do representante da Acisc (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) Alfredo Maffei Neto.

O sistema será controlado por agentes da Defesa Civil. Com base em informações fornecidas pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e do radar meteorológico do Ipmet (Instituto Paulista de Meteorologia), da Unesp de Bauru, a Defesa Civil de São Carlos emitirá boletins informando aos cadastrados – nessa primeira etapa 80 comerciantes e integrantes do Comdec (Conselho Municipal de Defesa Civil), terão acesso às condições do tempo, da temperatura e possibilidades de fortes chuvas que possam causar enchentes e outros imprevistos.

De acordo com Heleno, 12 horas antes das chuvas, será enviado um boletim meteorológico, via e-mail. Se as condições climáticas persistirem, um segundo relatório será enviado aos cadastrados. Se as chuvas se confirmarem com intensidade no município, haverá o envio de um torpedo SMS três horas antes das chuvas. “A mensagem deixa todos em alerta. Comerciantes da região da Baixada do Mercado e os agentes envolvidos em socorro, incluindo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e outros órgãos envolvidos no Comdec”, explica Heleno.

“Com esse sistema há a possibilidade de traçar estratégias de trabalho em caso de necessidade de socorro”, acredita o comandante do 3.º subgrupamento do Corpo de Bombeiros de São Carlos, tenente Rangel Moreira Gregório.

Pedido
O prefeito Oswaldo Barba observou que a Prefeitura tem investido em obras importantes na região da Baixada do Mercado, para contenção de enchentes. “Ficamos quase 6 anos sem registros de enchentes na região, mas ainda existem outras obras para minimizar os efeitos das chuvas”, observou.

Barba disse que os comerciantes já haviam solicitado medidas que prevenissem estragos em caso de chuvas fortes. “A Defesa Civil, com a coordenação da Secretaria de Governo, realizou estudos que chegaram à conclusão que o envio de mensagens deve ser eficaz ao prevenir possíveis estragos com as chuvas”, explicou.

O cadastro foi realizado por meio de uma lista de comerciantes enviada pela Acisc à Defesa Civil. Em outras etapas estuda-se a inserção de outros segmentos da sociedade.

O programa apresentado pela Prefeitura é parte da campanha nacional “Cidades Mais Seguras 2010-2011”, que incentiva os municípios brasileiros a desenvolver ações locais de prevenção de desastres.

(29/10/2010)