Direção fotografia PDF Imprimir E-mail
CURSO-COM-DIRETOR-DE-FOTOGRAFIA-siteCurso com diretor de fotografia está com inscrições abertas

O Núcleo de Produção Digital de São Carlos, em parceria com a coordenadoria de Artes e Cultura (PROEX) da UFSCar, realizam nos próximos dias 23 e 24 deste mês a oficina com o diretor de fotografia Carlos Ebert, da Associação Brasileira de Cinematógrafos.

Com recursos do Fundo Nacional de Cultura, e parte integrante do Programa Olhar Brasil do Ministério da Cultura, o NPD tem realizado palestras, oficinas e cursos para capacitar novos realizadores e aprimorar técnicos para a produção audiovisual.

Nesta próxima oficina, com 16 horas intensivas, Ebert ensinará os interessados a relacionarem diversas técnicas de iluminação, com o controle do contraste da cena e as regulagens da câmera, objetivando produzir uma imagem previamente imaginada e desenhada. A oficina também aproximará os participantes das questões técnicas do equipamento XDCAM, trabalhando a fotografia para externas e internas, tanto para o dia quanto para a noite.

Para participar, os interessados deverão se inscrever exclusivamente no site www.saocarlos.sp.gov.br/npd. A seleção será feita baseada na carta de interesse e do currículo.

O diretor - Envolvido no final dos anos 60 com o movimento do Cinema Marginal, Carlos Ebert fotografou com Peter Overbeck o memorável O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla. Em 1970, dirigiu República da Traição. Sua extensa filmografia inclui a fotografia dos premiados O Rei da Vela (1983) e o digital Rua Seis, Sem Número (2001), de João Batista de Andrade. Fotografou vários episódios da série O Povo Brasileiro, vencedor do Grande Prêmio Cinema Brasil 2001 na categoria Série Cultural para TV.

Com o curta Carolina, de Jeferson De (melhor filme no festival de Gramado 2003), recebeu o Kikito de Melhor Fotografia. Dirigiu um grande número de séries de TV e especiais e fotografou dezenas de documentários educacionais, vídeos institucionais e comerciais para TV. Ministrou workshops de cinema na Cinemateca Nacional em Quito (Equador), USP, PUC, MTV, entre outros. Membro fundador da Associação Brasileira de Cinematógrafos (ABC), Ebert foi presidente da instituição entre 2000 e 2002, vice-presidente em 2004 e é conselheiro na atual gestão.

(01/11/2010)