Educação Especial PDF Imprimir E-mail
orientacao-deficiente-2-site orientacao-deficiente-4-site

Prefeitura capacita professores para Educação Especial

O Espaço Braille, em parceria com o Instituto Benjamin Constant do Rio de Janeiro, realiza até o dia 12 de novembro um curso para educadores com técnicas de orientação e mobilidade para deficientes visuais.

O curso, que teve início dia 8 de novembro, conta com 25 participantes sendo 2 da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2 da APAE e o restante são professores de educação especial ou de educação física adaptada da rede municipal de ensino.

O principal objetivo do curso é capacitar os professores para aplicar as técnicas em suas unidades. “O curso tem como meta instrumentalizar e ensinar os profissionais a lidar com deficientes em espaços físicos diversos e em locais específicos oferecidos pela Prefeitura, como o Espaço Braille e a sala de recursos multifuncionais”, diz Vanessa Cristina Paulino, chefe da Divisão de Educação Especial da Prefeitura.

“O intuito é capacitar os professores para facilitar a vida dos alunos. Muitas vezes temos deficientes que não utilizam o Espaço Braille por terem dificuldade de se deslocarem” diz a secretária municipal de Educação, Lourdes de Souza Moraes.

Quem aplica o curso é Valéria Rocha Conde Aljan do Instituto Benjamin Constant, tradicional instituição de ensino para deficientes visuais localizada no bairro da Urca no Rio de Janeiro e tem como objetivo garantir ao deficiente o direito à cidadania.

(09/11/2010)