OP EDUCA FINALIZA ANO DE TRABALHO PDF Imprimir E-mail
Na noite do dia 11 de novembro, às 19h no auditório do Paço Municipal, a ação OP Educa, braço do Orçamento Participativo (OP), coordenado por Geria Montanar Franco, finalizou os trabalhos do ano de 2010 com a palestra “Igualdade Racial” que reuniu alunos da recreação do CEMEI Vicente de Paulo Rocha Keppe, ONG Formiga Verde, educadores e coordenadores pedagógicos. Esta foi a última palestra do ano antecedida por outras que compõem um dos projetos do OP Educa chamado “Ciclo de Palestras” que trata de temas relacionados à educação e cidadania.

Outras foram as ações realizadas pelo OP Educa em 2010, entre elas está a exposição de projetos que foi de 26 de outubro até 11 de novembro no Paço Municipal feita por alunos das escolas de São Carlos; o projeto Dançar, que envolve grupos da terceira idade que realizam saraus, visitas a outros grupos entre outras atividades; cursos de formação para educadores explicando o que é o OP Educa e noções sobre cidadania na escola; projeto recreativo em parceria com a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) onde alunos das escolas municipais podem realizar atividades no horário contrário ao da aula.

O Projeto OP Educa existe desde 2009 e visa integrar escolas municipais, estaduais e particulares em ações que despertem nos alunos a noção de cidadania através de análise e reconhecimento de problemas existentes, primeiramente na escola, depois na comunidade e, por fim, no município criando um intercâmbio entre as escolas municipais, estaduais e particulares. “O Objetivo do OP Educa é não criar padrões, não tolher a particularidade de cada escola e sim estender o olhar, a criatividade em várias formas de atividade ampliando a questão de cidadania”, esclarece Silvana Ferreira, diretora do Departamento de Cidadania.

Etapas OP Educa
O OP Educa é divido em 3 etapas: na primeira, o aluno observa e elege em sua escola, juntamente com os professores e diretores, prioridades e propostas de problemas que precisam ser resolvidos ou sugestões. Na segunda etapa, alunos e professores representam as escolas na Plenária Regional onde são feitas propostas para a melhoria do bairro. Por fim, a terceira etapa chamada a Plenária da Cidade onde representantes da Plenária Regional votam por propostas de melhoria para a cidade como um todo. Nas 3 etapas há alunos, pais e educadores que em conjunto elegem prioridades e elaboram propostas. 

Participantes
O Projeto começou em 2009 com a participação de 35 escolas, englobando as municipais, estaduais e particulares, atualmente o OP Educa é composto por 54 escolas que participam das decisões e elaboração de projetos.

(18/11/2010)