PREFEITURA LANÇA 9º MUTIRÃO CONTRA A DENGUE PDF Imprimir E-mail
Prefeitura inicia 9º Mutirão Cidade Limpa

A Prefeitura de São Carlos iniciou na manhã de sábado (20), em frente ao Ginásio de Esportes do Zuzão, na Vila São José, a 9ª edição do Mutirão Cidade Limpa, uma ação preventiva contra a dengue. A largada do Mutirão 2010 reuniu todas as Secretarias, Fundações e autarquias municipais, que se envolveram diretamente na remoção e limpeza de objetos que possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O Mutirão deve se estender até março de 2011, percorrendo todos os bairros da cidade. Além de evitar a instalação de focos transmissores da dengue, busca também promover a limpeza pública e a manutenção urbana nos bairros da cidade, com ações articuladas de diversas secretarias municipais, como corte de mato, sinalização de trânsito, tapa-buraco, limpeza de córregos e áreas públicas, notificação aos proprietários de imóveis particulares para limpeza de terrenos, além da distribuição de folheto educativo contendo informações sobre como combater e evitar a formação de criadouros do mosquito da dengue.

O prefeito Oswaldo Barba visitou residências e estabelecimentos comerciais da rua Antônio Blanco e lembrou que diversas cidades da região tiveram neste ano  mais  de  mil casos da doença enquanto São Carlos registra até o momento 294 casos. “A ação preventiva do Mutirão é importante e por isso estamos de parabéns, mas se trabalharmos direitinho poderemos ter menos casos, por isso pedimos a colaboração de todos principalmente da população para nos ajudar no combate ao mosquito transmissor da dengue”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Arthur Pereira, ressaltou que “vencer a dengue é uma meta. É importante que a gente possa manter o alerta constante e informar a população. Com isso, juntos vamos conseguir combater a doença”.

Histórico
Na 8ª edição do Mutirão Cidade Limpa (realizado de dezembro/2009 a junho/2010), os agentes de combate às endemias percorreram 4.337 quadras, para visitar 80.711 imóveis e retiraram das ruas, terrenos e imóveis da cidade 457,4 mil quilos de material (255 caminhões), que poderiam se transformar em criadouros do mosquito da dengue ou proliferar a criação de animais peçonhentos. Neste ano São Carlos registrou 180 casos autóctones e 114 importados de dengue.



(22/11/2010)