TEATRO, PALESTRA, FILMES E OFICINAS MARCAM A SEMANA EUCLIDIANA NA CIDADE PDF Imprimir E-mail


Várias atrações marcam a 9ª edição da Semana Euclidiana que teve início no domingo (28) em São Carlos. Promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação Pró-Memória, os eventos relembram a vida e obra do escritor que passou por São Carlos em 1901, quando, como engenheiro do Estado de São Paulo, acompanhou a construção do Grupo Escolar “Paulino Carlos”. Nesta época, segundo especialistas da obra de Euclides da Cunha, atestadas por sua correspondência particular, o escritor fazia a revisão do livro “Os Sertões”.

De acordo com a diretora presidente da Fundação Pró-Memória de São Carlos, Ana Lúcia Cerávolo, a programação é gratuita e será realizada até sábado (4). “O objetivo é registrar a passagem de Euclides da Cunha por São Carlos e ao mesmo tempo, incentivar a leitura no município”.

Nesta segunda-feira (29), alunos da CEMEI Carmelita Rocha Ramalho e do programa Pró-Jovem Adolescente do distrito de Santa Eudóxia aprenderam sobre a vida e obra do escritor na Biblioteca Municipal Euclides da Cunha com o espetáculo infantil “O Menino de Cantagalo” da Companhia Tok Potok.

Ana Lúcia destacou que neste ano as atrações da Semana Euclidiana foram organizadas em diferentes pontos da cidade. “Para diversificar o público foi realizada uma apresentação do espetáculo O Menino do Cantagalo na Praça XV de Novembro, outra apresentação desta peça na biblioteca, uma palestra na UFSCar, oficina de cordel na EMEB Carmine Botta, exibições de filmes nos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia, além do projeto do Sibi (Sistema Integrado de Bibliotecas do município) chamado Romance aos Pedaços que dedicará duas edições a Euclides da Cunha”.

Próximas atrações
Nesta quarta-feira (1º), às 15h00, haverá palestra sobre o tema: “Euclides da Cunha e a Amazônia” que será ministrada pelo professor da Unesp de Rio Claro, Fadel David Tuma Filho, no auditório 1 da Biblioteca Comunitária da UFSCar.

Na quinta-feira (2), das 14h00 às 17h00 e no sábado (4), das 9h00 às 12h00, os instrutores do Janela Aberta realizarão oficinas de cordel na EMEB Carmine Botta.

Na sexta-feira (3) será realizado a exibição do filme “O Arraial” a partir das 20h00 no Cine São Roque no distrito de Água Vermelha. No mesmo dia e horário, o Museu da Pedra de Santa Eudóxia exibirá o documentário: “A Matadeira”.

(30/11/2010)