REFLEXÃO E BOM HUMOR MARCAM EDUCAÇÃO EM PROSA PDF Imprimir E-mail


Mário Ségio Cortella foi o convidado da última edição do projeto “Educação em Prosa” que aconteceu na terça-feira (30) e teve como tema “Escola, currículo e conhecimento” apresentado pelo convidado com muito bom humor e leveza.

Cortella destacou para os professores da rede municipal a importância da boa seleção do conteúdo aplicado em sala de aula para os alunos, pois muitas vezes, pela falta de tempo, torna-se inviável aplicar todos os assuntos propostos; esta seleção ele chamou de currículo.

Outro ponto destacado por Cortella foi a diferenciação dos conceitos informação e conhecimento; a informação serve de base para o conhecimento mas é esquecida com o tempo. Segundo o palestrante “o conhecimento é algo do qual você vai se apropriar” enquanto a informação acaba sendo esquecida com o decorrer do tempo; no entanto ela serve para gerar interesse e levar o aluno ao conhecimento que se torna inesquecível.
Para finalizar, Mário Sérgio Cortella falou sobre a importância da escola e da atualização dos professores que devem sempre estar antenados aos gostos e preferências dos alunos para que estas preferências possam servir de instrumento de aplicação do conteúdo usado e escolhido pelo professor (currículo) e transformado em conhecimento.

O evento teve grande participação dos professores da rede municipal que ocuparam grande número de cadeiras e contou com a presença da secretária Municipal de Educação, Lourdes Moraes, que falou da importância destes momentos de reflexão e leveza que o projeto “Educação em Prosa” oferece aos professores. “Eu gostaria de agradecer a presença de todos os professores e do professor Mário Sérgio Cortella. Gostaria de destacar também que o projeto é um espaço para a reflexão” ressalta.

A próxima
A próxima edição do projeto “Educação em Prosa” conta com a presença de Moacir Gadotti e será realizada dia 8 de dezembro no teatro do SESC de São Carlos e terá o tema “Construção da Escola Cidadã”.

(01/12/2010)