Inclusão Digital PDF Imprimir E-mail


Inclusão Digital da Prefeitura forma 1,3 mil alunos

Os alunos de 5º ano das Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB) e pessoas da comunidade comemoraram a conclusão do curso de Informática Básica oferecido pelo Programa de Inclusão Digital (PID). A solenidade de encerramento aconteceu nesta segunda-feira (6) no ginásio Milton Olaio Filho. A abertura do evento contou com apresentação de alunos de danças típicas brasileiras.

A organização do curso foi uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação Educacional de São Carlos (FESC) e contou com a participação de 1.275 alunos, sendo 1.203 das EMEB’s e 72 da comunidade.

O evento contou com a participação de Elisete Pedrazzani, diretora-presidente da FESC, Lourdes Moraes, Secretária Municipal de Educação, Claudete Sacomano, Diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), Rogéria Kapp Cardoso, chefe de divisão do Programa de Inclusão Digital, Rodrigo Lopes Medeiros, coordenador do Projeto de Inclusão Digital e Afonso Canella Henrique, assessor de Tecnologia de Informação.

O objetivo do curso foi possibilitar a inclusão digital de qualquer pessoa da comunidade através de um curso introdutório que tinha em seu currículo noções básicas para as crianças e adultos, além de Linux e Internet; no total, foram 48 turmas que receberam o certificado.

A diretora-presidente da FESC ressaltou a importância do curso atingir não só alunos, mas também pessoas da comunidade e o esforço destas em chegar até o final. “Esses cursos são interessantes, pois além de atender os alunos, atendem também a comunidade. Entregar certificados para 1.300 pessoas é um esforço grande” destaca.

Lourdes Moraes, que representou o prefeito Oswaldo Barba, destacou a importância do trabalho em grupo para que o curso acontecesse e valorizou o empenho dos alunos. “Foi com a força dos bibliotecários e o esforço da FESC que conseguimos realizar a alfabetização digital para alunos e pessoas da comunidade. Mas não adiantaria ter equipes competentes caso não houvesse o interesse dos alunos”, disse a secretária. Professores da rede estão recebendo treinamento para expandirem seus conhecimentos de informática.

As escolas que tiveram seus alunos diplomados foram as EMEB’s Afonso Fioca Vitalli, Janete Maria Martineli Lia, Angelina Dagnone de Melo, Maria Hermantina Tarpani, Carmine Botta, Antonio Stella Moruzzi, Arthur Natalino Deriggi (CAIC) e Dalila Galli.

(07/12/2010)