ALUNOS DO SOAF VISITAM A FAZENDA PINHAL PDF Imprimir E-mail

Os alunos do SOAF – Serviço de Orientação à Atividade Física, no Luisão e Bicão, oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, visitaram nos dias 1 e 2 de dezembro a Fazenda Pinhal.

A visita contou com a participação de 80 alunos, que são orientados pelo chefe de Divisão de Atividades Físicas Adaptadas da Prefeitura, professor Ricardo Colombo, e o professor Robson Dato.

Assim como aconteceu em novembro passado, quando visitaram o Museu de Aviação da TAM, os alunos puderam conhecer um pouco da história de São Carlos e do país, desde os tempos da escravidão, passando pelo período da colonização pelos imigrantes europeus e japoneses, onde o Brasil era o maior produtor de café do mundo, e que foi em São Carlos que se estabeleceram Antonio Carlos de Arruda Botelho, o Conde do Pinhal, a condessa Ana Carolina e seus doze filhos.

De acordo com Colombo, esses passeios à Fazenda Pinhal e ao Museu da TAM fazem parte de um novo projeto de visitação aos patrimônios de São Carlos e região, que teve com estes o início de muitos outros para os próximos anos.

O professor Colombo fez questão de agradecer a atenção recebida dos funcionários da Associação Pró Casa do Pinhal: Denize Quinsler, Bruna Vasconcelos e Paloma Bernasconi.  Serviço de Copa: Januária Silva, Jucilene Santos, Marli Melo, Elaine Moretto, Creuza da Silva, Maria Aparecida da Silva e Adriana da Silva, e os monitores: Hélio Pagú, Everton Souza, Ana Carolina Juliano e Caroline Belone.

“Pudemos presenciar e participar de histórias e passeios riquíssimos de conhecimento e também entretenimento nestes dois dias. Pelo que contaram os mais idosos que viveram o fim desse período, mesmo sendo épocas difíceis, sem o conforto de hoje em dia, trazem muitas saudades”, comentou Ricardo Colombo.

Ainda segundo ele, a intenção da Prefeitura de São Carlos é levar todos os grupos do SOAF existentes na cidade para esses passeios culturais, esportivos e de lazer, assim com já existe na rede municipal de ensino fundamental.  “Vamos incluir na grade de programação da Divisão de Atividades Físicas Adaptadas, passeios frequentes como estes, e já para o início de 2011 levaremos a estes mesmos passeios, os grupos de outras localidades, que ainda não tiveram essa oportunidade”, finalizou Colombo.

(09/12/2010)