PREFEITO PARTICIPA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE REITORES DA AUGM PDF Imprimir E-mail
AUGM-0-site AUGM-1-site

Na manhã desta quarta-feira (10) o prefeito Oswaldo Barba participou da LVIII Reunião do Conselho de Reitores da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), que aconteceu na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Também compuseram a mesa de autoridades o reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, o reitor da Universidade de Rosário (Argentina), Darío Maiorana e o Secretário Executivo da AUGM, Álvaro Maglia.

O evento reuniu dirigentes de oito universidades argentinas, nove brasileiras, duas chilenas e três paraguaias com o intuito de avaliar as atividades da Associação em andamento e discutir os projetos relacionados ao desenvolvimento estratégico da pós-graduação e ao empreendendorismo. Além disso, foi dada continuidade à consolidação da Rede de Cidades da AUGM, proposta no primeiro semestre deste ano, cuja intenção é promover a integração entre as universidades e municípios.

O evento promoverá a integração de cinco novas universidades à AUGM: Universidade Nacional de Cuyo e Universidad Nacional del Nordeste (Argentina), Universidade Federal de Goiás (Brasil), Universidad Nacional de Itapúa (Paraguai) e Universidad de Playa Ancha (Chile).

Durante a reunião o coordenador de Núcleo de Ensino a Distância (EAD) da UNESP, Klaus Schlünzen Junior e o Diretor de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais, Glaucius Oliva, foram convidados para ministrar as palestras.

Para o prefeito Barba, é uma honra receber uma reunião da AUGM em São Carlos. “A AUGM significa muito para São Carlos. Eu, que participei como vice-reitor e reitor, considero uma das experiências mais exitosas, com projetos importantes e que tem a cara da América Latina, sempre construindo propostas factíveis”, declara.

Fundada em 1991 a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu reúne 26 universidades, com o objetivo de promover a integração e cooperação regional na área da Educação e a defesa da Educação Superior pública como um direito humano universal e um bem público social. Dentre os projetos desenvolvidos pela Associação estão os programas de intercâmbio Escala Docente e Escala Estudantil e as Jornadas de Jovens Pesquisadores.

(10/12/2010)