Ovinos em palestra PDF Imprimir E-mail


Controle de parasitas em ovinos é tema de palestra

“Controle de Parasitas em Ovinos: Método Famacha” foi o primeiro tema abordado durante palestra do curso de Ovinocultura realizado na Embrapa Pecuária Sudeste no último dia 7. Promovido pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com o apoio da Embrapa Pecuária Sudeste, este foi o quarto dia de capacitação dos agricultores.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Prefeitura e coordenador do curso, Caio Solci, aproximadamente 30 pessoas participaram das atividades. No período da manhã, a primeira palestra foi ministrada por Ana Carolina de Souza Chagas, da Embrapa. Na sequência, os agricultores aprenderam sobre as “Doenças Infecciosas em Ovinos” com o palestrante da Embrapa, Raul Machado. “Um dos principais problemas que prejudicam as atividades são as enfermidades que ocorrem na ovinocultura. Neste dia, após a palestra, os produtores e técnicos observaram na prática como é realizado o tratamento destas enfermidades prejudiciais a ovinocultura”, salientou Solci.

No período da tarde, os agricultores participaram de palestra sobre o “Sistema Agro-Silvo-Pastoril envolvendo Ovinos” que foi ministrado pela Maria Luiza Franceschi Nicodemo, da Embrapa. “Após esta palestra, nós retornamos ao campo para conhecer a área de integração da Embrapa. Eu acho que essa alternativa agro-silvo-pastoril se mostrou bem interessante ao produtor, pois além de atribuir várias benfeitorias ao manejo com os animais e com a pastagem, pode-se comercializar a madeira das árvores integradas, logicamente dentro das leis florestais, agregando maiores valores a atividade”, destacou Solci.

Encerramento do Curso
Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva de carneiros da região, incentivando os atuais produtores, resgatando antigos produtores e apresentando a cultura de ovinos como fonte alternativa de renda para os agricultores familiares, este curso promoverá sua última capacitação no próximo dia 17.

A palestra terá como tema: “Mercado, Comercialização, Processamento e Abate de Ovinos” e será ministrada pelo proprietário do Duale Alimentos, frigorífico especializado em cortes de Ovinos, Alexandre Souza Simões.

(13/12/2010)