BARBA PARTICIPA DE CERIMÔNIA EM HOMENAGEM AOS EX-REITORES E PIONEIROS DA UFSCAR PDF Imprimir E-mail


Em comemoração aos 40 anos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o prefeito Oswaldo Barba participou da solenidade em homenagem aos pioneiros da UFSCar, realizada na última sexta-feira (10), que aconteceu durante a reinauguração da galeria de fotos dos ex-reitores com o descerramento de sua foto como ex-reitor.

Durante o evento aconteceram homenagens póstumas a Ernesto Pereira Lopes e Lauro Monteiro da Cruz, que representaram as forças políticas que lutaram pela vinda da UFSCar para São Carlos na década de 1960; o professor Mario Tolentino, que atuou na universidade desde os primeiros anos; Carminda Nogueira de Castro Ferreira, Consulesa Honorária de Portugal em São Carlos e doadora do sino, que durante algum tempo indicou o início e o término das atividades na Universidade; e Clemência Pecorari Pizzigatti, docente do Departamento de Terapia Ocupacional, que concedeu à UFSCar os mosaicos representando as áreas do conhecimento que até hoje embelezam o saguão da Reitoria da Instituição.

Após as homenagens, houve a reinauguração da galeria de fotos dos ex-reitores da UFSCar, com o descerramento das fotos do prefeito (reitor de 11/10/2000 e 04/06/2008) e da ex-reitora Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil (reitora de 05/06/2008 a 22/10/2008).

Com entusiasmo, o prefeito Barba discursou sobre sua trajetória na UFSCar, onde começou na primeira turma de Engenharia de Materiais em 1974. “A UFSCar é um diferencial na cidade, hoje, ela desenvolve importantes atividades a nível nacional, sendo um exemplo a ser seguido. Sou muito honrado por fazer parte da história dessa Universidade. Aqui, tudo o que é construído é exemplo para o cenário brasileiro”, destacou.

A solenidade foi encerrada com o prefeito, Oswaldo Barba, juntamente com o atual reitor Targino de Araújo Filho descerrando a placa de homenagem à consuleza e o plantio de árvores realizado pelo reitor.

Participaram do evento o reitor e presidente do Conselho Universitário, Targino de Araújo Filho, o prefeito, ex-reitor e representante dos primeiros alunos da UFSCar, Oswaldo Barba, o professor Sérgio Mascarenhas, representando os idealizadores da UFSCar, a ex-reitora, Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil, o ex-reitor e deputado federal, Newton Lima, e representando os servidores docentes e técnico-administrativos contratados em 1969 e 1970, Carlos Bertollo e José Roberto Marcatto.

(13/12/2010)