Velho bonde novo PDF Imprimir E-mail
Bonde-4-siteMemorial do Bonde conserva um pouco da história de São Carlos

O processo de transferência e preservação do bonde de São Carlos – iniciado em 2008 – foi concluído na última segunda-feira (20) com a entrega para a comunidade do Memorial do Bonde na praça Arcesp, que fica na Vila Nery.

Na revitalização realizada pela Prefeitura, por meio da Fundação Pró-Memória, o bonde teve os pisos, bancos, iluminação e pintura revitalizados.

Para evitar vandalismo, o bonde foi cercado com painéis de vidro. Nos painéis foi instado o Memorial do Bonde, que conta a história deste meio de transporte que percorreu as ruas da cidade por quase 50 anos. A população terá acesso ao local durante o dia.

Neste processo, a Prefeitura investiu R$ 20 mil na revitalização que contou com a colaboração de Nicola Gonçalves, que fez todo o trabalho de marcenaria voluntariamente. A doação dos vidros foi feita pela São Carlos S.A Indústria de Papel e Embalagens.

A Fundação Pró-Memória pretende oferecer, em breve, serviço de visitas monitoradas para as escolas interessadas.

História Bonde
Os bondes fazem parte da história de São Carlos e circularam por 50 anos pelas ruas da cidade. Esses veículos pertenceram a Companhia Paulista de Eletricidade.

Os bondes chegaram ao Brasil em meados do século XIX e as primeiras linhas, com carros a vapor, foram construídas no Rio de Janeiro, em 1861.

Em 1912, através de um contrato assinado com a Prefeitura Municipal, a Companhia Paulista de Eletricidade, que adquirira a Companhia de Luz Elétrica de São Carlos em 1907, recebeu a concessão para explorar o serviço de bondes por 50 anos (1912-1962).

Os trilhos, a rede aérea, veículos e componentes foram encomendados da fábrica belga Société Franco-Belge de Matériel de Chemins de Fer ainda em 1912, sendo que os bondes começaram a rodar apenas em 1914. Em 16 de junho de 1962 o contrato entre a Prefeitura e a Companhia Paulista de Eletricidade expirou e os bondes deixaram de circular em São Carlos.


(23/12/2010)