PROFISSIONAIS DE SAÚDE SE REUNIRAM NA UPA VILA PRADO PARA DISCUTIR SEGURANÇA DO PACIENTE PDF Imprimir E-mail


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Prado sediou na segunda quinzena deste mês o encontro da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) Pólo São Carlos, que reuniu um grupo de enfermeiros entre representantes da saúde pública e conveniada. Os profissionais de Saúde tiveram como objetivo discutir a implementação das ações propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o tema Segurança do Paciente.

Segundo os organizadores, a segurança da assistência à saúde é atualmente uma preocupação mundial. Os encontros tem como meta reunir profissionais e acadêmicos interessados no tema, além de proporcionar a atualização de conhecimentos e a reflexão sobre as experiências e situações vivenciadas na prática da assistência de enfermagem.

Entre as diretrizes do grupo está o compartilhamento de informações e conhecimentos relacionados à área de enfermagem e segurança dos pacientes, identificar problemas, promover a articulação entre os membros,
potencializar o desenvolvimento de investigações multicêntricas, dar visibilidade à situação e às tendências de enfermagem em segurança do paciente, compartilhar metodologias e recursos tecnológicos destinados às atividades do cuidado, gestão, educação, investigação, promover a produção e uso intensivo de informação técnico-cientifico e referencial sobre enfermagem e segurança do paciente, além da promoção do acesso equitativo e universal às fontes de informação sobre o tema.

Em São Carlos o grupo foi instituído em 7 de outubro do ano passado, sendo coordenado pela professora Sílvia Zem Mascarenhas (Departamento de Enfermagem da UFSCar) com a participação de enfermeiros atuantes na Atenção Básica, Hospitalar, Escolas Técnicas e universidades do município e das cidades que compõem o Departamento Regional de Saúde (DRS III – Araraquara). As enfermeiras Carla Roberta Sola (SAMU) e Regiane Figueira (UPA Vila Prado), são membros do Pólo São Carlos.

Durante o encontro os visitantes puderam conhecer também toda a logística de atendimento da UPA da Vila Prado desde o processo sistema de acolhimento com avaliação de risco, trabalho dos profissionais de saúde e medidas realizadas pela unidade para buscar a segurança do paciente.

Inaugurada pelo prefeito Oswaldo Barba em dezembro do ano passado a unidade de Pronto Atendimento já realizou mais de 250 mil atendimentos entre consultas e outros procedimentos de Saúde.

Cartilha de orientações
O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo – COREN-SP – ciente de que a equipe de enfermagem possui um papel fundamental nos processos que envolvem a atenção ao paciente, lançou no ano passado uma cartilha de orientações contendo 10 passos para a Segurança do Paciente. Entre os passos de orientação está a identificação do paciente (pontos de atenção, cuidado limpo e seguro, conexões corretas de sondas e cateteres, medidas para tornar o procedimento cirúrgico mais seguro, sangue e hemocomponentes, envolvimento do paciente com a segurança, comunicação efetiva (passagem de plantão, registro em prontuário), prevenção de queda, prevenção de úlcera por pressão, segurança na utilização da tecnologia (equipamentos de saúde).

O documento foi elaborado a partir de ampla discussão com membros do Polo São Paulo da REBRAENSP em parceria com a Câmara Técnica do COREN-SP, no sentido de contemplar os principais pontos que teriam impacto direto na prática assistencial de enfermagem, capazes de serem implementados em diversos ambientes de cuidados além de chamar à responsabilidade destes profissionais para lançar um novo olhar sobre suas práticas cotidianas e identificar falhas no processo possíveis de gerar erros.

(27/10/2011)


Compartilhe essa informação