Concurso Nacional PDF Imprimir E-mail

Aluna da Prefeitura vence concurso nacional de contadores de histórias

Entre cerca de 9 mil concorrentes de todo o país, uma aluna da EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) Angelina Dagnone de Mello foi a  premiada da região Sudeste no concurso nacional Contadores de Histórias Encantadas. Como prêmio, a aluna Giovanna Marchi Siani Haidar, do 4º ano da escola, e a professora Maria Clara Popp ganharam uma câmera fotográfica cada uma, além de uma viagem de três dias com tudo pago para o Rio de Janeiro, local da premiação. A escola receberá um kit multimídia com tela de projeção, notebook e datashow.

Na escola o clima é de comemoração. Todo o corpo de professores, coordenação, diretoria e alunos carregam um sorriso no rosto e expressam o gosto da vitória.

Para a professora Maria Clara, a premiação valoriza o trabalho de todos da escola, escolhida entre outras três mil instituições. “Essa é uma maneira de comprovar que o ensino público tem qualidade e que não medimos esforços para preparar cidadãos para a vida e para o mercado de trabalho”, ressaltou.

A professora viu a divulgação do concurso na revista Nova Escola e se animou. “Pedi para a diretora nos inscrever e depois recebi um kit para trabalhar com os alunos em sala de aula”, relembra. O kit é composto de livro do professor e uma série de encartes com histórias que retratam a cultura brasileira. Os conteúdos trabalhados com o auxílio do kit eram os mesmos exigidos para alunos do 4º ano. Maria Clara utilizou os conteúdos de maneira didática e interessante, trazendo, aos alunos, histórias que retratam o país, incentivando a leitura e o prazer pela escrita.

Após a aplicação dos conteúdos e discussão dos textos entre os alunos, Maria Clara pediu para que os interessados escrevessem uma história. Giovana se animou. Não hesitou em pedir ajuda para um tio, conhecido por suas piadas. O gênero escolhido por ela foi a anedota, mas não imaginava ter seu texto escolhido entre tantos outros. “Gosto de ler e escrever. E pedi para meu tio me ajudar. Quando soube que tinha ganhado, não acreditava. Acho que isso só foi possível com o apoio que recebi em casa, da minha professora e da diretora”, agradeceu. Giovana tem 9 anos e estuda na mesma escola desde o 1º ano.

A diretora, Érika Alessandra Marques Gravieiro Buchivieser, está muito contente com o prêmio e acredita que isso é um incentivo para todos da escola. “O prêmio é um reconhecimento do nosso trabalho e, além disso, o kit multimídia que a escola ganhou será de grande utilidade para as atividades dadas pelos professores, que podem criar aulas mais didáticas e diferenciadas”, ressaltou a diretora.

Premiação – O aniversário era de São Carlos, mas quem comemorava era toda a equipe de profissionais e alunos da EMEB Angelina de Mello. Segundo Maria Clara, o resultado saiu no dia 4 de novembro, e, mesmo durante o feriado, avisou a diretora da escola. E, desde a notícia, só comemoração.

Animadas para viajar de avião, a professora Maria Clara, a aluna Giovana e sua mãe vão para o Rio de Janeiro no dia 8. A premiação ocorrerá no dia 9 pela manhã, mas toda a viagem que irá durar 3 dias será paga pelos organizadores do concurso. Mais informações sobre o concurso: www.historiasencantadas.com.br       


(24/11/2011)



Compartilhe essa informação