MAIOR FESTIVAL DE CHORINHO DO PAÍS COMEÇA NESTA QUARTA EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

No próximo domingo (4) serão 12 horas de muita música na praça da XV em homenagem a um dos maiores músicos brasileiros, Pixinguinha

De 01/11 a 04/12, São Carlos se transformará de Capital Nacional da Tecnologia na Capital do Chorinho com a realização da 8ª edição do festival Chorando Sem Parar. Este ano, a homenagem póstuma será a um dos maiores músicos brasileiros, o Pixinguinha, e como convidado homenageado, Jorginho do Pandeiro.

Com a parceria da Prefeitura, o ChorandoSemParar é uma iniciativa do projeto Contribuinte da Cultura, sob a coordenação de Fátima Camargo Catalano, com o auxílio de parceiros, como a UFSCar, por meio da Proex e FAI, o SESC São Carlos e a EPTV. O projeto também possui patrocínio do Ministério da Cultura, via incentivo da Lei Rouanet.

Este ano, a programação do festival contará com mesas redondas, exposições, oficinas, muita música de qualidade e intervenções surpresas em escolas públicas da cidade, onde entrará um grupo musical tocando um Choro de Pixinguinha e deixará material com a professora com o objetivo da música ser trabalhada nas escolas.

Para a coordenadora de Artes e Cultura da Prefeitura, Telma Olivieri, a oitava edição do Chorando mostra a consolidação do festival que projeta São Carlos no cenário cultural nacional. “A expansão das suas atividades, todas no foco do choro brasileiro, dão a garantia de sua qualidade temática musical, com seus homenageados e músicos convidados”, ressalta.

“Sediar um festival tão importante como este é um grande orgulho para todos os são-carlenses”, destaca o prefeito Oswaldo Barba. “O ChorandoSemParar nasceu em São Carlos, deste ambiente acadêmico. Quero agradecer o empenho da Fátima e o apoio de todos os colaboradores”, ressaltou Barba.

Confira a programação e participe!

CHORANDO DE REPENTE
01 a 30 de novembro – Ação surpresa nas salas de aula: Músicos entram, tocam um Choro de Pixinguinha, deixam material com a professora e saem. Duração da intervenção: 5 minutos.

EXPOSIÇÃO “A CASA DA TIA CIATA”
09 a 20/11 – Sesc São Carlos
23 a 30/11 – Biblioteca Comunitária da UFSCar
02 a 04/12 - Praça XV


OFICINAS
01/12, às 19h, no Espaço 7 – “Choros sambados e Sambas chorados” – Oficina ministrada pelo Núcleo Cupinzeiro.
03/12, às 14, no Estaco 7 – “O violino na música popular braseira” – Oficina ministrada por Nicolas Krassik


MESAS REDONDAS
02/12, às 18h30, no Espaço 7 - “A importância de Tia Ciata no cenário cultural brasileiro”
Convidados: Gracy Mary Moreira, bisneta de Tia Ciata e Presidente da Organização Cultural Remanescentes de Tia Ciata ORTC, Barão do Pandeiro, sambista e compositor, Petronilha Beatriz Gonçalvez e Silva, Professora Titular em Ensino Aprendizagem em Relações Étnico-raciais e Pesquisadora do Núcle de Estudos Afro Brasileiros da UFSCar.
03/12, às 17h, no Espaço 7
“O gênio inventivo de Pixinguinha”
Convidados: Marcelo Vianna, músico e neto de Pixinguinha, Jorginho do Pandeiro, músico e pesquisador musical, Cristóvão Bastos, pianista e compositor, Henrique Cazes, instrumentista e pesquisador, e Mário Seve, músico e escritor.

ESQUENTA CHORANDO – 02/12 (sexta-feira) na Praça da XV
18h – Roda de Choro
20h – Choro em trio
21h – Conexão Pixinguinha


TRIBUTO A PIXINGUINHA – 03/12 (sábado) na Praça da XV
19h – Roda de Choro
20h – Pixinguitar
21h – Grupo Choro de Ouro
*Presença do músico Marcelo Vianna, neto de Pixinguinha


FESTIVAL CHORANDOSEMPARAR
04/12 (domingo) das 10h às 22h
12 horas de música na Praça XV!

Convidado homenageado, Jorginho do Pandeiro, Zimbo Trio & Raul de Souza, Grupo Nó em Pingo D´água, Henrique Cazes & Cliff Korman (EUA), Tibô Delor (França), Conjunto Época de Ouro, Cristóvão Bastos, Clube do Choro de Brasília (participação de Tiago Tunes), Homenagem Prata da Casa a David Saidel (participação do grupo Sanfonando), Orquestra Experimental da UFSCar, John Berman (EUA) & Choro’n Jazz e Nicolas Krassisk (Fança).

 

(29/11/2011)



Compartilhe essa informação