UFSCAR PROMOVE FEIRA AFRO-INDÍGENA PDF Imprimir E-mail
Nesta segunda-feira, dia 5 de dezembro, ocorre a I Feira Afro-Indígena e Convidados, que faz parte da programação do "IV Ciclo de Práticas Culturais Populares e Educação". O evento acontece paralelamente ao I Seminário Internacional da Afrodescendência, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UFSCar. As atividades são abertas a todos os interessados.

Durante os eventos, estudantes da Universidade e artesãos de São Carlos e São Paulo comercializarão seus trabalhos, como máscaras africanas, cestaria indígena, tambores, turbantes, roupas afro, colares, bolsas, brincos e cosméticos naturais. Trançadeiras da cidade e estudantes africanas que também dominam esta técnica farão tranças nos cabelos dos interessados. A Feira conta ainda com apresentações artísticas e musicais com a participação do grupo de samba Ponto Preto, do grupo de músicas congolesas Arsenal e da cantora paulistana Klaujah Muniz, entre outras apresentações.

O Ciclo é um projeto da UFSCar que visa difundir a Memória Social e o Patrimônio Imaterial das culturas populares, dos povos indígenas, afro-brasileiros e africanos por meio de ações culturais construídas pelos próprios estudantes pertencentes a estes grupos e comunidades. Estas ações consistem em diferentes atividades que são desenvolvidas na UFSCar, em escolas públicas, centros culturais, pontos de cultura e outros espaços da cidade de São Carlos e região. O projeto conta com a parceria do Neab, do Programa de Ações Afirmativas e dos estudantes do grupo de pesquisa e prática em danças brasileiras Girafulô, do curso de Pedagogia da Terra e dos estudantes da Moradia da UFSCar.

O evento ocorre das 12 às 18 horas no gramado próximo ao Teatro de Bolso localizado na área Sul do campus São Carlos.

(02/12/2011)


Compartilhe essa informação