20 anos NEAB PDF Imprimir E-mail


Prefeito Barba participa do 1º Seminário Internacional de 20 anos do NEAB/UFSCar

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFSCar) acaba de completar 20 anos. Como comemoração, o Núcleo organizou o 1º Seminário Internacional da Afrodescendência sobre o tema "20 anos do NEAB/UFSCar: Desafios ante a Maturidade", evento contou com a participação do prefeito Oswaldo Barba nesta segunda-feira (5).

O objetivo do seminário foi reunir pensadores e pesquisadores nacionais e internacionais para discutir discriminação, racismo, memória social afro-brasileira, educação para as relações étnico-raciais, entre outros tópicos relacionados à temática. Na ocasião, os professores da universidade, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Álvaro Rizzoli, foram homenageados.

Em sua fala, Barba destacou a importância da participação em um seminário deste porte. Destacou ainda a história do NEAB e a sua importância para a cidade e para a universidade federal. “O Núcleo é muito importante para a cidade e para a UFSCar pelas atividades que desenvolve, planejando e colocando em prática políticas públicas em favor das questões étnico-raciais”, enfatizou o prefeito.

Barba saudou a representante da Unesco, especialista em Educação, Cristina Teodoro Trinidad, o pró-reitor de graduação, professor Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira, representando o reitor Targino de Araújo Filho. Também saudou a professora Wanda Aparecida Machado Hoffmann, diretora do Centro de Ciências Humanas (CECH) e o coordenador do evento, professor Valter Roberto Silvério e os professores homenageados, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e Álvaro Rizzoli. Também estiveram presentes o vereador Ronaldo Lopez, as secretárias Lourdes Moraes (Educação) e Tânia Castilho (Cidadania e Assistência Social), e o chefe da Divisão de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, José Ricardo dos Santos (Dom).

Barba destacou as ações em prol da igualdade racial existentes em São Carlos, cidade que desde os anos 20 possui uma comunidade negra atuante, e que se caracteriza por defender os direitos básicos dessa parcela da população. São Carlos é considerado polo de luta política da igualdade racial, título alcançado por meio de políticas que tiveram início em 2001, com a implantação de uma política de Igualdade Racial. Em 2005 foi criado o Conselho da Comunidade Negra e o Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos. E as ações não pararam por ai. Em 2009, Barba transformou a seção em Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, responsável por coordenar todas as ações intergovernamentais e em parceria com a sociedade civil.

Em 2011 foi retomada a Sala de Africanidades, projeto também em parceria com o NEAB, com a compra de 120 títulos novos para o acervo da sala, materiais didáticos, brinquedos e instrumentos musicais. Além disso, o tradicional clube negro da cidade, o Flor de Maio, foi recentemente  tombado e passou a ser considerado patrimônio histórico de São Carlos.

(06/12/2011)







Compartilhe essa informação