SÃO CARLOS PARTICIPA DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DO IDOSO EM BRASÍLIA PDF Imprimir E-mail
Representantes de São Carlos participaram de 23 a 25 novembro da 3ª Conferência Nacional do Idoso em Brasília. Com o tema “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”, o evento foi realizado pela Confederação Nacional do Trabalhador no Comércio.

Para representar São Carlos, foram eleitos dois delegados do Conselho Municipal do Idoso: a chefe administrativa da FESC 2 e presidente do Conselho, Nilma Gibertoni, e Jovino Bueno, que representou os idosos da regional Araraquarense. Também esteve presente na conferência o professor Wilson José Alves Pedro, do curso de graduação em Gerontologia da UFSCar,  que compareceu ao evento como convidado.

A coordenação da Conferência ficou  sob a responsabilidade da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, representada pela Ministra de Estado, chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, juntamente com a Presidenta do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Karla Cristina Giacomini.

A mesa de abertura teve a participação do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, do senador Paulo Pauim, que na oportunidade foi homenageado com o prêmio de Direitos Humanos da Pessoa Idosa, o vice-presidente para assuntos da terceira idade da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Moacir Silva, o vice-presidente dos Correios, Larry Manoel Medeiros de Almeida, o secretário especial do Idoso do Distrito Federal, Ricardo Quirino, da presidenta da Frente Parlamentar da Promoção da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputaos, Flávia Soares, do presidente da Frente Parlamentar de Defesa e Apoio ao Idoso da Câmara dos Deputados, Vitor Paulo, entre outras autoridades. O objetivo central do evento foi debater os avanços da Política Nacional do Idoso dividido em quatro eixos temáticos: 1) Envelhecimento e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais; 2) Pessoa Idosa Protagonista da Conquista e Efetivação de seus Direitos; 3) Fortalecimento e Integração dos Conselhos: existir, participar, estar ao alcace, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos; 4) Diretrizes orçamentárias, Plano de integração e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e municípios: conhecer para exigir, exigir para incluir, fiscalizar.

A Conferência Nacional ratificou velhos desejos da população idosa brasileira como ter uma Secretaria Nacional de Políticas para a Pessoa Idosa, a uniformização da idade de 60 anos para todos os benefícios, a inclusão  da população idosa em todas as políticas públicas do Brasil, a assinatura pela Ministra Maria do Rosário de termo de Cooperação Técnica com a Frente Nacional de Prefeitos para incentivar a criação e o fortalecimento de todos conselhos, realizar um mapeamento de experiências em políticas públicas municipais na área do idoso e a assinatura da Ministra Maria do Rosário firmando parceria com os Correios, que fará com que a campanha de Valorização ao idoso chegue aos quatro cantos do país. Com 300 mil peças, foi lançado o selo comemorativo ao dia Mundial da Conscientização da Pessoa da Pessoa Idosa.
O evento também contou com a participação de delegados representando  todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal, no total de 750 delegados eleitos nas Conferências Estaduais, além de convidados e observadores brasileiros e internacionais.

A delegação do Estado de São Paulo, que possui a maior população idosa do país, levou para Brasília 130 delegados eleitos, a maior delegação presente nas Conferências.

Para Nilma Gibertoni, a conferência marca uma nova luta. “É o primeiro passo de uma nova causa que abraçamos em prol dos idosos de todo o Brasil. Eu e o Jovino gostaríamos de agradecer o apoio  e a confiança que nos foi depositado pela Prefeitura, via Secretaria de Cidadania e Assistência Social  de São Carlos e da Fundação Educacional de São Carlos”, declara a chefe da FESC 2.

(08/12/2011)


Compartilhe essa informação