EMPRESA DE SÃO CARLOS É RECONHECIDA PELO PRÊMIO FINEP DE INOVAÇÃO PDF Imprimir E-mail
A Termofrio Máquinas para Automação, de São Carlos, participou do Prêmio Finep de Inovação 2011. A empresa ficou na terceira colocação ao apresentar um equipamento que atua no tratamento do câncer cerebral e na região do pescoço. A cerimônia aconteceu na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no dia 29 de novembro.

A Concert Technologies, que trabalha com soluções tecnológicas para grandes consumidores de energia elétrica, água e gás, e a Orbital Engenharia, que fabrica geradores fotovoltaicos para satélites, foram, respectivamente, o 1º e o 2º colocados.

De 353 projetos inscritos no Prêmio, 137 foram da região Sudeste. Os prêmios se inseriram em 7 categorias: Instituição Científica e Tecnológica, Micro e Pequena Empresa, Média Empresa, Grande Empresa, Tecnologia Social e Inventor Inovador. “Para a nossa empresa foi uma enorme satisfação esse reconhecimento. É o primeiro ano que participamos e disputamos com empresas que há anos buscam o prêmio”, disse Edson Godoy, responsável técnico da Termofrio.

O equipamento apresentado pela empresa de São Carlos combina fármacos e laser. O paciente recebe o medicamento intravenoso e com o auxílio de fibras ópticas e endoscópio o laser indica as áreas com células cancerígenas, auxiliando os efeitos do medicamento.

Além desse projeto, a Termofrio desenvolve equipamentos para o tratamento de doenças de pele como psoríase, além de queimaduras, cicatrização e estéticos.

“O movimento que os empresários e pesquisadores de São Carlos fazem em direção à área da saúde confirma a estratégia adotada pelo município. O Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde de São Carlos (Citesc) está em fase de licitação e o Parque Ecotecnológico, por meio do Instituto Inova, tem 40% das empresas justamente nessa linha", comentou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Marcos Martinelli.

Os irmãos Jones e Josimar Fabiano Pinto, diretores da Termofrio, receberam o prêmio do coordenador nacional do Prêmio Finep, Carlos Ganem, que elogiou o nível dos projetos concorrentes.


Os irmãos Jones e Josimar com o coordenador nacional do Prêmio Finep, Carlos Ganem.

(0912/2011)



Compartilhe essa informação