BIOMA DO CERRADO GANHA REVITALIZAÇÃO PDF Imprimir E-mail
Barba entrega revitalização do Bioma do Cerrado no Parque Ecológico

O prefeito Oswaldo Barba, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, participou na manhã deste domingo (12) da entrega da revitalização da área do Bioma do Cerrado no Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Viana”.

A solenidade contou também com a presença do secretário municipal de Serviços Públicos, Nivaldo Sigoli, do administrador do Parque Ecológico, Fernando Magnani, do vereador Marquinhos Amaral, do diretor do Departamento de Defesa Animal, Jilverson Moraes, e do conselheiro da Sociedade de Amigos do Parque Ecológico de São Carlos (Sapesc), Rodrigo Damiano.

Essa revitalização do Bioma do Cerrado foi feita com mão-de-obra da própria Prefeitura (equipe do Parque Ecológico e de outras Secretarias e Departamentos municipais) e contou com o apoio financeiro da Volkswagem do Brasil e da ONG Sapesc.

O Bioma do Cerrado é um importante ecossistema com 30% do território nacional (1,6 milhão de quilômetros quadrados), se estendia desde o Centro de São Paulo até alguns locais tipicamente amazônicos como o sul do Pará e Amazonas, e São Carlos está inserido diretamente nesta formação vegetal, daí a inspiração para o nome.

No Parque Ecológico os visitantes irão encontrar uma série de espécies de animais típicos do cerrado como veado catingueiro, cachorro do mato, lobo guará, que é o maior canídeo brasileiro e ameaçado de extinção, entre outros.

Ao falar da satisfação em inaugurar mais um bioma, já que em outubro havia inaugurado o Bioma da Planície Patagônica, o prefeito Oswaldo Barba agradeceu o trabalho dos funcionários do Parque Ecológico, que trabalharam na obra de revitalização do recinto, e os parceiros, a Volkswagem do Brasil e a ONG Sapesc.

“Nós investimos cerca de R$ 1,5 milhão anualmente no nosso Parque Ecológico. São recursos significativos, mas ainda assim necessitamos do apoio importante dos parceiros”, comentou o prefeito, ao lembrar que o local recebe mais de 200 mil visitantes por ano.

Ainda de acordo com ele, o Parque Ecológico tem um papel importante na preservação de espécies, além de desenvolver um trabalho de educação ambiental bastante reconhecido.

“O nosso Parque Ecológico, nos seus 35 anos completados em 2011, é um dos locais mais visitados da cidade, por isso que a Prefeitura investe para deixá-lo cada vez mais bonito e atraente”, concluiu Barba.

(12/12/2011)


Compartilhe essa informação