BARBA PRESTIGIA CORAIS NA 3ª CANTATA DE NATAL PDF Imprimir E-mail
Barba prestigia Corais na 3ª Cantata de Natal

O prefeito Oswaldo Barba prestigiou, na noite da última segunda-feira (12), os Corais formados pelas escolas municipais e conveniadas que participaram da 3ª. Cantata de Natal que aconteceu na frente da Universidade Aberta do Brasil, na rua Conde do Pinhal.

Junto com o Prefeito estavam a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, os secretários, Lourdes Moraes (Educação) e Nivaldo Sígoli (Serviços Públicos) e a diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Cerávolo.

Durante o evento, Barba destacou a importância da música na educação e o trabalho que as escolas municipais desempenharam ao longo deste ano. “A música é uma forte aliada da Educação, é uma forma lúdica de aprendizado e, ao mesmo tempo, disciplinadora, e este ano foi desenvolvido um ótimo trabalho nas escolas com a implementação da música como disciplina curricular”, esclareceu.

Os Corais que se apresentaram foram Coral Encanto formado por alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal “Afonso Fioca Vitali”, no Cidade Aracy; Coral AABB, formado por alunos do programa que conta com parceria da prefeitura; Coral Cecília Rodrigues, formado por alunos do CEMEI Cecília Rodrigues; Doces Flautistas que possui a proposta de educação musical através da flauta doce na escola municipal Arthur Natalino Deriggi; a Banda Educa  que é composta por instrumentos de sopro e percussão que foi criada em agosto de 2011, é uma parceria entre a Prefeitura e a UFSCar; Projeto Guri que tem a missão de promover a educação musical e a prática coletiva de música e atende atualmente 450 crianças e adolescentes.

Conheça os corais que se apresentaram na Cantata de Natal

CORAL ENCANTO –  Formado em março de 2010, com alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal “Afonso Fioca Vitali”, no Cidade Aracy. É patrocinado pela UNIMED e Associação da mulher UNIMED. O Coral adotou um repertório diversificado, buscando a representação de diversas manifestações culturais. O Coral está sob a regência de Mirian Camargo Antunes e tem 50 componentes.

CORAL AABB – O Programa AABB Comunidade é uma parceria entre Prefeitura, via Educação, e Fundação Banco do Brasil. O Coral da AABB é desenvolvido há 5 anos sob a coordenação da professora Idalina Rosiner André e conta com a participação de 41 crianças.

CORAL CECÍLIA RODRIGUES – Surgiu com a prática de apresentações em festas comemorativas do CEMEI Cecília Rodrigues e com apresentações  dedicadas às famílias dos alunos. O Coral está sob a regência da Profª Maria Lourdes Nogueira Martinez que conta com a participação de 18 alunos.

DOCES FLAUTISTAS – Nasceu em 2007 como uma proposta de educação musical através da flauta doce na escola municipal Arthur Natalino Deriggi no bairro Cidade Aracy. Ao longo dos seus quatro anos, em meio a algumas interrupções, já passaram pelo grupo cerca de 30 alunos. Em novembro de 2008 o grupo realizou a gravação de um CD nos estúdios da rádio UFSCar. A partir de 2010 foram introduzidos ao grupo violões e alguns instrumentos de percussão. Hoje, indo além de sua proposta inicial. Os Doces Flautistas tornou-se um grupo de amigos que se mantém pela sua amizade e alegria em fazer música juntos.

BANDA EDUCA – Composta por instrumentos de sopro e percussão. Criada em agosto de 2011, é uma parceria entre a Prefeitura e a UFSCar. Os integrantes da Banda Educa são estudantes do ensino fundamental das EMEBs Carmine Botta e Profª Dalila Galli. A Banda Educa iniciou suas atividades recentemente.

PROJETO GURI –  A principal iniciativa da AAPG (Associação Amigos do Projeto Guri), que tem a missão de promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação. O Polo Regional São Carlos, inaugurado em 2008, atua no município em parceria com a Prefeitura, e oferece atualmente aulas gratuitas de música para mais de 450 crianças e adolescentes. A Educadora Musical de Canto Coral é Tatiana Priscila Justino, a Coordenadora do Polo é Mariana Bertolani Assumpção.

(13/12/2011)



Compartilhe essa informação