BARBA É HOMENAGEADO NAS COMEMORAÇÕES DE 20 ANOS DA FAI PDF Imprimir E-mail


O prefeito Oswaldo Barba e a primeira-dama Cidinha Duarte participaram na sexta-feira (9) do jantar que marcou o encerramento das comemorações dos 20 anos da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar, que serão completados em janeiro de 2012. A solenidade aconteceu na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC).

O prefeito Oswaldo Barba recebeu homenagem da Fundação por ter sido presidente do Conselho Deliberativo da FAI de 2000 a 2008 e também homenageou o professor Paulo Ignácio Fonseca de Almeida (diretor executivo da FAI em 2000 e 2001 e atual diretor executivo – desde 2009) com a entrega de uma placa parabenizando a FAI e reconhecendo o relevante papel que desempenha no fortalecimento da relação da UFSCar com a sociedade e pela promoção do Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Cultural do nosso país.

“Hoje é um dia de comemoração do vigésimo ano da nossa Fundação e quero parabenizar e agradecer a todos vocês que construíram a história bem sucedida da FAI, graças ao trabalho, dedicação e afinco dos nossos funcionários”, disse Paulo Fonseca de Almeida diretor executivo da FAI.
O prefeito Oswaldo Barba lembrou que foi possível montar na UFSCar uma Fundação que tem o papel de fomentar e apoiar o ensino, a pesquisa e a extensão de maneira extremamente articulada com a universidade.

“Hoje não conseguimos pensar a UFSCar sem a sua Fundação de apoio. Nós criamos o campus de Sorocaba e se nós não tivéssemos a FAI, naquela oportunidade, teríamos perdido os recursos para construir aquele campus. Na nossa administração foi negociada e registrada a primeira patente”, recordou o prefeito.

Barba ressaltou também que na administração do ex-prefeito Newton Lima houve uma grande parceria com as universidades, viabilizadas através das fundações de apoio. No caso da UFSCar através da FAI, da USP através da FIPAI e na UNESP pela Vunesp.

“Infelizmente nós tivemos um ex-vereador em São Carlos que moveu uma ação contra as parcerias que nós tínhamos entre a Prefeitura e a UFSCar via a FAI. Por jogada política montou-se uma série de coisas que não tem o menor sentido, mas ele ganhou uma liminar que proibiu que nós pudéssemos continuar contratando os serviços da universidade via FAI. Felizmente isso está mudando, nós ganhamos um recurso, que está em fase final e em breve nós esperamos ganhar definitivamente e com isso reativar todas as ações que a cidade precisa da universidade”, relatou Barba. O prefeito Barba  contou ainda que em função dessa ação já faz seis anos que a Prefeitura não contrata nada da universidade via FAI.

“São Carlos não pode abrir mão do conhecimento desenvolvido por uma das melhores universidades do país”, ressaltou Barba.

Outros homenageados - Professora Sebastião Elias Kuri (presidente do Conselho Deliberativo da FAI em 1992), Newton Lima Neto (presidente do Conselho Deliberativo da FAI de 1992 a 1996 e diretor Executivo da FAI em 1999 e 2000 – representado por Carlos Lazarini), José Rubens Rebelatto (presidente do Conselho Deliberativo da FAI de 1996 a 2000), Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil (presidente do Conselho Deliberativo da FAI em 2008), Targino de Araújo Filho (atual presidente do Conselho Deliberativo da FAI), José Alberto Rodrigues Jordão (diretor Executivo da FAI de 1993 a 1995), Silvio Manrich (diretor executivo da FAI de 1995 a 1999), Ana Lúcia Vitale Torkomian (diretora Executiva da FAI de 2002 a 2009), José Salatiel Rodrigues Pires (atual diretor Institucional).

(13/12/2011)


Compartilhe essa informação