CONFERÊNCIA DE CULTURA APROVA PROPOSTAS PARA O PLANO MUNICIPAL PDF Imprimir E-mail
No dia 10 de dezembro foi aprovado pela plenária da 4ª Conferência Municipal de  Cultura as 20 propostas prioritárias que integrarão o Plano Municipal de Cultura. Após a plenária da 4ª Conferência, que tratou do tema Construindo o Plano Municipal de Cultura, foram eleitos os representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Cultura, nas cadeiras de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular, Livro e Leitura, Música e Entidades.

Para o prefeito Oswaldo Barba, que participou da abertura da conferência, “a presença da população na conferência evidenciou um amadurecimento e a participação de vários grupos culturais que se organizaram a partir dos encontros setoriais, das plenárias livres e das pré-conferências, contribuindo muito para o debate e principalmente na aprovação das 20 propostas prioritárias que integrarão o Plano Municipal de Cultura”, destacou.

O texto base do Plano Municipal de Cultura foi organizado em eixos temáticos: Função do Estado, Diversidade Cultural, Acesso à Cultura, Desenvolvimento Socioeconômico, Participação Popular, seguindo orientação do Plano Nacional de Cultura. A essas propostas se somaram 201 outras, além das já aprovadas nos Setoriais de Cultura nas áreas de Artesanato, Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular, Livro e Leitura e Música.

Segundo a coordenadora de Artes e Cultura, Telma Olivieri, “dentre as 20 prioridades podemos destacar aquelas que são estruturantes como a consolidação do Sistema Municipal de Cultura e a criação do Sistema Municipal de Financiamento e Fomento à Cultura, além daquelas que devem garantir a continuidade, pelos próximos 10 anos, das políticas públicas já implantadas no município”.

Todas as propostas consolidadas pela comissão do Plano Municipal de Cultura, composta por membros da Coordenadoria de Artes e Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, deverão ser submetidas à Consulta Pública para maior participação da população.

A Conferência foi marcada pelo amadurecimento das discussões para a construção do Plano Municipal de Cultura, da representatividade e diversidade dos presentes. Participaram mais de 160 pessoas, das mais diversas manifestações e linguagens artísticas.

(14/12/2011)


Compartilhe essa informação