BARBA PARTICIPA DE ENCERRAMENTO DE CURSO PARA EDUCADORES NA UFSCAR PDF Imprimir E-mail
O prefeito Oswaldo Barba participou do encerramento dos cursos de Dirigentes Municipais de Educação e Conselheiros de Escola. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (14) no Teatro Florestan Fernandes na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Os cursos têm por objetivo fortalecer e apoiar os dirigentes da educação municipal na gestão dos sistemas de ensino e das políticas educacionais. O intuito do programa é contribuir para o avanço em relação às metas e aos compromissos do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Junto com o prefeito estava o reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, a secretária de Educação de São Carlos, Lourdes Moraes, a diretora de apoio a gestão educacional, Maria Luiza Alessio, e a pró-reitora adjunta de extensão da UFSCar, Márcia Nituma Ogata.

Durante o evento, Barba destacou os investimentos da Prefeitura em Educação que levaram São Carlos a atingir parte das metas estabelecidas pelo PNE e a importância destes cursos para a educação. “A educação é fundamental para os cidadãos e tem capacidade transformadora, e estes cursos contribuem para uma educação de qualidade. Por acreditar na educação, estamos investindo na construção de escolas e já conseguimos atender nas creches crianças entre 4 e 5 anos, já alfabetizamos as crianças com oito anos de idade e os professores da rede municipal já tem nível superior”, destacou.

Barba também destacou o investimento da Prefeitura na valorização dos profissionais da educação através de projetos e cursos que promovem o aperfeiçoamento e o investimento de 33% do orçamento em educação, acima do estipulado por lei que determina um mínimo de 25%.

O curso de Conselheiros de Escola contou com a participação de oito gestores municipais e o de Dirigentes Municipais de Educação foi voltado para os Secretários Municipais.

Sobre os cursos – O Pradime EAD (denominação dada ao curso de Extensão a Distância) para os Dirigentes Municipais de Educação foi desenvolvido sobre as temáticas de acesso à informação e ferramentas de gestão, na perspectiva de aprofundamento da compreensão da gestão democrática educacional voltada para a melhoria da qualidade da educação pública. Já o Conselho de Escola é um curso de extensão para técnicos da Secretaria de Educação vinculados com a perspectiva do MEC para fortalecimento dos Conselhos de Escola. O Técnico é um multiplicador na sua cidade.

(14/12/2011)


Compartilhe essa informação