PREFEITO INAUGURA NOVO ATERRO SANITÁRIO DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

Com a presença do prefeito Paulo Altomani, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (26), o novo Aterro Sanitário de Resíduos Orgânicos - Central de Valorização de Resíduos de São Carlos (CVR), localizado na Rodovia Luiz Augusto de Oliveira (SP-215), sentido Ribeirão Bonito, Km 162+500 metros.

 

O despejo de um caminhão de lixo na primeira célula do CVR marcou a abertura do novo espaço, num evento que contou também com a presença do secretário de Serviços Públicos, José Carlos Correa; do secretário de Governo, Júlio Soldado; do secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Hilário Apolinário de Oliveira, do secretário de Fazenda, José Roberto Poianas, do secretário de Transporte e Trânsito, Celso Higashi e de diretores da Secretaria Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia / Coordenadoria de Meio Ambiente, representando o secretário José Galizia Tundisi. A inauguração contou também com as presenças de Carlos Alberto Júnior, presidente da São Carlos Ambiental e de Luis Lemos, gerente operacional da empresa, e funcionários.

 

Altomani lembrou que apartir de agora, o município passa a economizar R$ 400 mil por mês, valor que estava sendo pago para o transbordo do lixo de São Carlos para Guatapará. “É dinheiro que poderá ser investido em Meio Ambiente, Saúde, Educação, Infraestrutura e obras para a cidade”. Ele ressaltou também que o aterro está dentro das normas exigidas pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental(CETESB) e aproveitou para solicitar ao presidente da São Carlos Ambiental, que a empresa proporcione aos seus funcionários o mesmo aumento dado pela prefeitura ao funcionalismo municipal. “Meu agradecimento a todos os trabalhadores que passam todos os dias nas portas de nossas casas recolhendo o lixo. Eles são fundamentais na construção de uma cidade saudável e com qualidade de vida”, finalizou.

 

O secretário de Serviços Públicos, José Carlos Correa, falou da felicidade em poder anunciar a inauguração do aterro, 23 dias após assumir a Secretaria.“Com certeza, através deste aterro, não teremos mais problemas técnicos e os benefícios serão muitos, no aspecto econômico e também ambiental”.

 

Luis Lemos, gerente da São Carlos Ambiental, ressaltou que todo o resíduo coletado na cidade, 180 toneladas por dia, irá para o novo aterro. “Aqui o material passará pela pesagem, fiscais da prefeitura vão conferir peso e condições do veículo e só então teremos o descarregamento na célula”. Ele ainda explicou que, diariamente, o lixo será coberto para não ocorrer proliferação de vetores ou roedores. “O CVR atende à Política Nacional de Resíduos, que entrará em vigor em agosto de 2014, com duas proteções mecânicas para evitar qualquer tipo de contato com o solo”, garantiu.

 

(26/06/2013)