XAVANTE SERÁ INSTALADO NA PRAÇA FERNANDO ARRUDA BOTELHO PDF Imprimir E-mail

alt

Apesar da chuva, na manhã desta quarta-feira (2), o prefeito Paulo Altomani, acompanhado pelos secretários municipais Márcio Marino (Obras Públicas), José Carlos Correa (Serviços Públicos) e Lauanna Campagnolli (Habitação), esteve na rotatória entre a rua Miguel Petroni e Avenida Bruno Ruggiero Filho, no Santa Felícia, para as últimas definições antes do início da construção da Praça Fernando Arruda Botelho.

 

O encontro, que contou ainda com a presença de José Bento Carlos Amaral, representante do Grupo Conquista, de diretores e funcionários de secretarias municipais, foi marcado pela chegada do exemplar da aeronave Xavante, que será instalada no centro da praça. 

 

Para Altomani, além de eternizar a memória e fazer uma homenagem ao empresário e aviador, morto tragicamente em abril de 2012, em um acidente aéreo e cujos antepassados fundaram São Carlos, a praça irá valorizar um importante eixo de desenvolvimento e uma das principais entradas do município. “É um presente da Aeronáutica para São Carlos. Dentro do avião vamos colocar um busto, com o semblante do homenageado, como se estivesse pilotando. Estamos estudando a melhor forma de construir esse monumento”.

 

Bento Carlos, amigo da família Arruda Botelho, lembrou que o empresário era um homem corajoso e arrojado. Tinha grande interesse em ajudar São Carlos a crescer. “Ele estava vivamente empenhado na cidade e é muito prazeroso ver essa homenagem”. Ele acrescentou que a aeronave, usada para treinamento e caçade ataque leve, deve chegar nos próximos dias. “Ela virá completa, com metralhadoras e bombas. É um avião de 10,80 metros de comprimento por 10,60 de largura, 2,80 metros de altura e será colocado em um pedestal de quase 3 metros. Um monumento que fará do complexo uma das atrações mais bonitas de São Carlos”. O Xavante já saiu de Recife de caminhão e será montado, na TAM em São Carlos, por técnicos da própria Aeronáutica.

 

Lauanna Campagnolli lembrou que a região do complexo também será beneficiada, em breve, com o prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “Dra. Maria Dóris de Campos Pereira Lopes”. “Com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos vamos fazer a revitalização da praça para receber o avião e a preparação de toda a área externa da UPA. Isso mostra como uma área, com pequenas alterações, pode ser valorizada”, disse.

 

Márcio Marino explicou que o Xavante deverá ficar posicionado com o bico voltado para o Centro da cidade. “Como se estivesse voando, entrando em São Carlos, com uma inclinação de 5 graus”, acrescentou.

 

A praça irá compor o complexo viário “Fernando de Arruda Botelho”, segundo a Lei 16.197, de 30 de maio de 2012, composto pela confluência das ruas João de Guzzi, Miguel Petroni, Procópio Toledo de Malta e Avenida Bruno Ruggiero Filho. 

 

(02/10/2013)