ESPECIALISTA NA ÁREA DE URBANISMO FAZ PALESTRA NO PAÇO MUNICIPAL PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, realizou na noite de quarta-feira (18), no auditório Bento Prado Júnior, Paço Municipal, a palestra “Análise Crítica dos Planos Diretores”, ministrada pelo Prof. Dr. Flávio José Magalhães Villaça.

 

Segundo a secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano,Lauanna Campagnoli, a palestra foi pertinente ao momento que a cidade está vivendo, que propõe uma revisão de seu Plano Diretor. “É interessante trazer pessoas renomadas como professor Flávio, para poder alimentar nosso Plano Diretor, obter mais subsídios para as proposituras”, comentou ela. 

 

Lauanna lembrou que a palestra fecha um ciclo de debates iniciado na 5ª Conferência das Cidades, em julho. “A partir de 2001, se tornou obrigatória a elaboração de planos diretores. É bom entender como foi essa aplicação dos planos diretores nas cidades e apontar problemas para que não sejam repetidos”, destacou.

 

Flávio José Magalhães Villaça é um dos urbanistas mais renomados do Brasil. Durante a palestra, o especialista discorreu sobre os planos diretores em geral. “Também procurei esclarecer a confusão em relação ao verdadeiro significado de um Plano Diretor”, comentou.

 

Professor titular de planejamento urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU- USP), Flávio é Máster of City Planning pela Georgia Institute of Technology, Atlanta e doutor em Geografia Urbana pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP, além de autor de quatro livros na área.

 

Participou também da palestra o vereador Ródson Magno, o diretor presidente da Fundação Pró-Memória, Luis Carlos Triques,o presidente da Prohab, Mauro Luiz Moraes, o secretário de Comunicação, Luciano Rocha Arantes, o secretáriode Serviços Públicos, José Carlos Correa,o chefe de gabinete da secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Mauro Demarzo, o superintendente das Administrações Regionais, José Francisco Pires, o administrador regional do Cidade Aracy, Roberto Alves de Souza, o industrial da Engemasa, Antonio Zanetti e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Carlos (Comdusc), André Fiorentino. 

 

(19/12/2013)