SAMU DESENVOLVE CURSOS BÁSICOS DE PRIMEIROS SOCORROS PARA ÁREA DE RECREAÇÃO PDF Imprimir E-mail

altO Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de São Carlos, através do Núcleo de Educação em Urgências (NEU), vem realizando desde o começo do ano, uma série de Cursos Básicos de Primeiros Socorros, voltado para o atendimento ao público infantil.

 

As atividades começaram no dia 05 de janeiro, no Colégio Diocesano La Salle. Na ocasião, educadores físicos que desenvolvem atividades recreativas com crianças de 4 a 12 anos, receberam aulas teóricas e videoaulas, de procedimentos de primeiros socorros em caso de desmaio, hipoglicemia, crise convulsiva, engasgo, parada cardiorrespiratória, hemorragia nasal, avulsão de dente, ferimentos abertos e afogamento.

 

“As atividades na piscina com as crianças é inevitável, por isso, enfatizamos a importância da supervisão de adultos no momento das brincadeiras na água, afinal, o afogamento não é acidente, não acontece por acaso. A prevenção é a melhor forma de tratamento”, disse a técnica de enfermagem do NEU, Eliza Flori.

 

Dando sequência nos cursos, nos dias 09 e 10 de janeiro, na Fundação Educacional de São Carlos (FESC), foi oferecido aos profissionais do SAMU, uma palestra sobre Trauma Pediátrico referente à programação estabelecida para o estudo do livro PHTLS (Pré Hospital Trauma Live Support).

 

A palestra foi presidida pelo cirurgião pediátrico, Luciano Sampaio, que abordou a epidemiologia do trauma infantil, principais traumas, condutas e as particularidades anatômicas. A palestra também abordou como é feita a identificação de crianças vítimas de maus tratos.

 

As atividades seguem até o final desse mês. “O curso é a maneira que encontramos para orientar os educadores físicos que trabalham com crianças, sobre situações que podem aparecer durante as atividades comuns nesta época de férias. Aproveitamos também para fazer a reciclagem do conhecimento dos profissionais que trabalham no SAMU”, afirmou a chefe da Divisão de Atenção Pré-Hospitalar Móvel, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Élen dos Santos Alves.

 

(14/01/2014)

 



Compartilhe essa informação