CLÁUDIO DI SALVO ENTREGA PLANTADEIRA E CERTIFICADO NO ASSENTAMENTO SANTA HELENA PDF Imprimir E-mail

altNesta terça-feira (14), o vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Cláudio Di Salvo, entregou aos moradores do Assentamento Santa Helena, os certificados dos cursos de Olericultura Orgânica e Tomate Orgânico, e a Plantadeira doada pelo vereador José Luis Rabello, à Associação dos Produtores Rurais Nova Santa Helena.

 

Para o produtor e morador do Assentamento, Sebastião da Frota Duque, de 71 anos, os cursos foram bons e importantes. “Nós temos a esperança que daqui para frente, nosso conhecimento e o contato com a Prefeitura de São Carlos e os vereadores, nos permitam crescer cada vez mais. Se não fosse a prefeitura e os vereadores, o assentamento não estaria do jeito que está atualmente. Não tem nem como agradecer. Temos uma escola aqui no barracão com biblioteca, que todos os moradores podem frequentar. É muito bom”, afirmou.

 

A respeito da plantadeira Duque completou. “Nós estamos muito felizes com essa plantadeira, pois antes fazíamos o trabalho na máquina pequena, manualmente, e agora este equipamento vai facilitar o trabalho, além de ser mais rápido. O que fazíamos em dois ou três dias, será feito em horas. Para nós, foi um presente ótimo e com cuidado que durará muitos anos”.

 

Os cursos aconteceram através da parceria entre a Prefeitura de São Carlos, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), o Sindicato Rural e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Diego Mendes, que é engenheiro agrônomo e instrutor do SENAR, quem ministrou os cursos para os moradores do assentamento.

 

O curso de Olericultura Orgânica foi sobre o cultivo de hortaliças e legumes em geral. Durante o curso, os alunos aprenderam sobre adubação verde, viveiro, compostagem e plantio. “Plantamos muitas folhosas, brócolis, repolho, couve flor, tomate, cenoura, beterraba, rabanete, abobora, pepino, ervilha torta, uma série de coisas. O curso começou com uma palestra de sensibilização e acabou com a comercialização de todos os produtos.”, explicou Diego.

 

O curso de Tomate Orgânico também começou com uma palestra de sensibilização e depois os alunos aprenderam sobre quatro tipos de tomate: desde o preparo das mudas, a condução da planta, controle de pragas, doenças e colheita.

 

Outro programa oferecido foi o de certificação orgânica que, ao fim do programa, deram aos alunos o cadastro no Ministério da Agricultura, certificando-os como produtores orgânicos, específicos para Agricultura Familiar e permitindo que eles realizem vendas diretas, ou seja, podem vender para feiras, através de cestas orgânicas ou para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (merenda escolar).

 

O instrutor concluiu dando uma dica aos moradores. “2014 será um ano muito próspero para aproveitarem todo esse conhecimento que adquiriram e o relacionamento que conquistaram com a SMAA. Hoje vocês têm um secretário que é da área, uma pessoa que tem dado incentivo à Agricultura Familiar. Agora é o momento de vocês aproveitarem a força que têm, como associação e assentamento, e conquistar novos espaços, abrir novos mercados. Aproveitem essa oportunidade que o Cláudio está dando à vocês. É o momento de juntar força, fé, ter atitude e correr atrás”, ensinou.

 

Cláudio Di Salvo, ainda, completou. “Trabalhar, produzir e ter renda, esse é o objetivo das nossas ações. Os cursos foram de suma importância porque levamos informação, qualidade na técnica de trabalho e, acima de tudo, modernidade, principalmente, trazendo a técnica da produção orgânica para esses moradores do assentamento, com o objetivo de que eles produzam seus artigos orgânicos e que a prefeitura compre-os para a merenda escolar. O intuito da parceria entre Secretaria e Sindicato Rural, através do SENAR, é levar qualidade de trabalho para o homem do campo”, disse.

 

“A plantadeira entregue pelo vereador Zé Rabello, vai auxiliar em muito o dia a dia desses assentados, porque como as terras são pequenas, a plantadeira acelera e agiliza o processo de trabalho dos mesmos. É muito importante que o vereador tenha essa sensibilidade e esses olhos para o homem do campo”, concluiu Cláudio.

 

Representando o vereador José Luis Rabello estavam as assessoras, Índia Socorro e Lílian.

 

(14/01/2014)

 



Compartilhe essa informação