CANIL MUNICIPAL FAZ BALANÇO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS EM 2013 PDF Imprimir E-mail

altA Prefeitura de São Carlos, por meio de seu Departamento de Defesa e Controle Animal, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, divulgou nesta semana o balanço de atendimentos realizados em 2013 pelo canil, gatil, posto zootécnico e ambulatório veterinário municipal.

 

O trabalho de São Carlos é referência nacional na área de políticas públicas de proteção aos animais. Segundo o diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal, Jilverson Moraes, no início deste ano, três municípios (Rio Claro, Bebedouro e Sertãozinho) buscaram informações sobre o trabalho realizado pelo Departamento para nortear suas ações. “Temos orgulho de ser referência no país pela forma com que cuidamos de nossos animais, graças à dedicação e ao empenho do prefeito Paulo Altomani em buscar ampliar e melhorar as ações, realizando um trabalho cada vez melhor”.

 

Somente no ambulatório veterinário foram realizadas 3.258 consultas gratuitas durante o ano passado, principalmente para atendimento de situações de baixa complexidade e simples tratamento, como Dermatopatia e Hemoparasitose, que restabelecem a sanidade do animal rapidamente.

 

Segundo o veterinário e chefe de Divisão de Vigilância e Proteção Animal, Rodrigo Nonato Petrilli, outros problemas comumente encontrados no atendimento ambulatorial, são a Gastroenterite e doenças virais como a Cinomose. “Indiretamente, esse atendimento reduz o número de abandono, uma vez que entre as razões que motivam o abandono de animais estão a falta de condições para tratamento e o medo da transmissão de doenças”, comentou.

 

Ao todo foram realizadas 2.056 cirurgias de esterilização. As castrações são realizadas gratuitamente e somente em animais adotados no canil, animais de bairros da periferia, animais encaminhados pelo setor de fiscalização animal e animais internos. Entre os bairros mais atendidos em 2013 estão o Cidade Aracy (197), Jardim Zavaglia (69), Antenor Garcia (67) e áreas da zona rural (124). Rodrigo lembrou que a castração está diretamente relacionada ao bem-estar dos animais. “Ao mesmo tempo em que contribui para a melhoria da qualidade de vida e saúde do animal, contribui para a redução de animais vadios nos centros urbanos, previne o abandono e, consequentemente, reduz os maus tratos”.

 

Em números de doações, o município também tem muito a comemorar. Em 2013, 834 animais encontraram um novo lar, sendo 118 caninos machos adultos, 119 caninos fêmeas adultas, 374 filhotes de cães, 28 felinos machos adultos, 40 felinos fêmeas adultas e 155 filhotes de felinos. Destaque para o número de animais adultos adotados (305) uma vez que a doação de filhotes é geralmente mais fácil de acontecer. 

 

As visitações públicas ao canil, geralmente realizadas no último sábado de cada mês, têm atraído muitas famílias para conhecer os trabalhos realizados e têm estimulado a doação consciente. Ao todo foram realizadas 08 visitações, com 934 pessoas passando pelo local, número que colaborou para  a doação de 169 animais.

 

Jilverson Moraes lembrou que muitas vezes as visitações ocorrem com uma temática diferenciada. “Como a festa junina, que teve decoração alusiva e uma mesa de doces típicos e o Natal, que contou com a presença do Papai Noel, distribuindo presentes para as crianças visitantes”, explicou Jilverson.

Atendendo animais de grande porte, a divisão de animais de tração realizou 32 apreensões de equinos, cinco bovinos, quatro muares, um asinino e um

búfalo, que estavam abandonados, sem alimentação e com problemas de saúde.

 

A equipe de fiscalização do departamento também trabalhou muito em 2013. Segundo o balanço apresentado foram mais de 2.200 denúncias verificadas, 15 boletins de ocorrências, oito cães e dois cavalos apreendidos por crime de maus tratos. A maioria das vistorias tem caráter educativo e de orientação, em primeiro momento, e tendem a solucionar os problemas apresentados pelo solicitante. “Também interceptamos 15 vendas irregulares de animais, com a aplicação de 300 notificações. Ajudamos, também, no embasamento e acompanhamento de denúncias à justiça, conseguindo quatro condenações judiciais pelo crime de maus tratos a animais”, concluiu o diretor.

 

(21/01/2014)

 



Compartilhe essa informação