PROJETO INCENTIVA LEITURA E O CONTATO COM LIVROS PDF Imprimir E-mail
Os alunos dos CEMEIs Enedina Montenegro Blanco e Dário Rodrigues, do bairro Cidade Aracy, estão participando do projeto Ciranda do Livro. A atividade é realizada pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), com coordenação das gestoras comunitárias em educação da região 6 (Cidade Aracy I), Leda Maria Andrade Paschoalino e Márcia Aparecida Fagionato Salvini. O projeto é voltado para crianças que cursam a fase 6, ou seja, que estão no início da alfabetização e da leitura de livros.
 
Leda Paschoalino afirmou que “não conseguimos formar bons leitores se as crianças não tiverem contatos com os livros. O mais importante é que os livros oferecidos despertam interesse e curiosidade nas crianças”, disse.
 
O objetivo do projeto é incentivar a leitura e o contato com os livros na Educação Infantil, estimular o aluno a cuidar do material que lhe é emprestado e proporcionar a participação dos pais com os filhos, através da leitura e do desenho, tornando esse momento prazeroso para ambos.
 
De acordo com Leda, o professor recebe sacolinhas contendo livro de história, lápis de cor, lápis preto e um caderno de desenho para cada aluno da sala. Todas as sextas-feiras, a criança escolhe o livro que quer ler junto com a família. O livro segue com uma atividade elaborada pelo educador para o registro da história. “No decorrer do projeto é notável o encanto dos alunos ao recontarem a história descrevendo personagens, cenários e objetos, elas expressam o que mais apreciaram no livro ou o que não gostaram.  As ilustrações e as respostas das atividades envolvem toda a turma, pois cada criança tem o seu jeito especial de se expressar através do desenho”, explicou a gestora.
 
A finalidade dessa iniciativa é que o pai ou responsável leia a história junto com a criança e faça um desenho sobre o que foi lido. O projeto que teve início no mês de março segue nessas escolas até dezembro de 2014. 
 
(23/04/2014)
 


Compartilhe essa informação