FARMÁCIA POPULAR COMEMORA ATENDIMENTOS COM VISITA DE ALUNOS DO SENAC PDF Imprimir E-mail

altA unidade da Farmácia Popular de São Carlos recebeu nesta sexta-feira (12), a visita dos alunos do curso Técnico de Farmácia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que foram recepcionados pelos profissionais da área e representante da Secretaria de Saúde. Na oportunidade, os estudantes aprenderam uma pouco mais da rotina da farmácia e como funciona junto ao município, a ampliação o acesso aos medicamentos.

 

Em parceria com o Ministério da Saúde, o programa Farmácia Popular do Brasil já atendeu neste ano em São Carlos, mais de 21 mil receitas com uma lista de 97 medicamentos básicos, além de preservativos, que são distribuídos gratuitamente ou vendidos á preço de custo, com valores no mínimo 50% inferiores aos praticados atualmente.

 

O objetivo do programa é ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais, reforçando o compromisso dos municípios em fornecer remédios de forma gratuita nas unidades de saúde. Para adquirir o medicamento, a única exigência é a apresentação da receita médica ou odontológica, não sendo necessária a realização de cadastro.

 

“Dispomos de medicamentos classificados como essenciais na Atenção Básica que atendem 80% das doenças que atingem a população, com preços subsidiados pelo governo. Um exemplo é a cartela com 14 cápsulas de Omeprazol, que na Farmácia Popular sai por R$ 3,22. Já os medicamentos para hipertensão, diabetes e asma, são distribuídos forma gratuita, basta apresentar a receira com o princípio ativo”, explicou o supervisor da Unidade da Farmácia Popular, Rodrigo Octaviano Pereira.

 

Além da unidade da Farmácia Popular localizada na Rua Santa Cruz n.º 198, a população também pode retirar os medicamentos em mais de 40 farmácias e drogarias privadas que aderiram ao programa, identificadas com os dizeres “Aqui tem farmácia popular”. Para adquirir o remédio é necessário que a receita esteja dentro do prazo de validade e o paciente apresente o RG e CPF. No caso dos medicamentos controlados e antibióticos, é necessária a apresentação de documento com foto do comprador.

 

“É muito importante para esses alunos e futuros profissionais, conhecer o funcionamento deste programa na íntegra e quanto isso representa para a população. Os profissionais informaram com muita clareza e propriedade, como funciona este serviço em parceria com nosso município”, concluiu a chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Luciana Caldeiras.

 

A Farmácia Popular atende a população de segunda a sexta-feira das 8 horas às 18 horas, ou aos sábados das 8 horas às 12 horas. Mais informações sobre a lista de medicamentos oferecidos pelo programa podem ser obtidas através do site www.saude.gov.br.

 

 

(12/09/2014)

 

 



Compartilhe essa informação