SEMINÁRIO “APRENDIZ SÃO CARLOS” PROMOVE INSERÇÃO DE JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO PDF Imprimir E-mail

altCom o auditório do Paço Municipal repleto de convidados, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda; o Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para Juventude e o Ministério do Trabalho, realizou na tarde desta terça-feira (21), o I Seminário do projeto “Aprendiz São Carlos”.

 

O projeto tem como objetivo fomentar o diálogo sobre políticas públicas de emprego e renda para juventude entre o poder público e os atores sociais, no sentido de ampliar o acesso de jovens às políticas de qualificação e inserção no mercado de trabalho do município, combinando formação e atualização profissional à ampliação de redes de sociabilidade profissional, visando especialmente os que se encontram em vulnerabilidade social.

 

Além de uma palestra com o tema, os presentes participaram de um debate sobre o assunto almejando compreender para erradicar as dificuldades encontradas na formação e contratação de aprendizes pelas empresas em geral.

 

De acordo com o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Hilário Apolinário de Oliveira, o intuito do encontro foi de reforçar ainda mais a lei de aprendizagem, através de uma política de conscientização. “Nosso objetivo com o evento é reforçar para as entidades educacionais formadoras, empresas e a população, o cumprimento da Lei da Aprendizagem, que prevê oportunidade para jovens de 14 a 24 anos de se qualificarem ou capacitarem para o mercado de trabalho mediante uma carga horária de ensino que combina aulas teóricas e práticas, com experiência de trabalho dentro da empresa contratante”, afirmou.

 

Compondo a mesa de autoridades ao lado do autor do projeto de lei parlamento jovem, Lobbe Neto, do delegado regional do trabalho, Antonio Valério Morillas, do diretor do Senai, Márcio Vieira Marinho e dos vereadores Rodson Magno e Laíde das Graças Simões, que na ocasião representaram o presidente da Câmara Municipal Marquinho Amaral, o prefeito Paulo Altomani, presenteou os adolescentes criadores do logomarca “Aprendiz São Carlos” e ressaltou a importância do encontro. “Estou muito contente com este evento. Além de um encontro, hoje estamos enfrentando um desafio que é incentivar os jovens a saírem da ociosidade e aprenderem uma profissão dentro da legalidade. Temos que abrir essa ideia e levar o incentivo da profissão junto ao estudo, para construirmos o futuro para os jovens”.

 

O seminário Aprendiz São Carlos contou com o apoio e participação do CIEE, ACISC, Salesianos, Sincomércio, CEFA, Sincomerciários, Obras Social Francisco Thiesen, Catem, Centro Paulo Souza, Intersindical, Senai, Senac, Sesc, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Instituto Federal, EPTV e Ministério do Trabalho. Também estavam presentes, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Amai-vos, Alice Altomani, representantes de quatro municípios da região, secretários, coordenadores e servidores municipais.

 

 

(21/10/2014)

 

 



Compartilhe essa informação