CAPS II DE SÃO CARLOS GANHA O PRÊMIO ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO PDF Imprimir E-mail
altNesta semana, os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial II de São Carlos, ganharam em duas categorias o Prêmio Arthur Bispo do Rosário, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP). O evento é destinado a artistas e fazedores de arte, usuários de serviços de saúde mental do estado de São Paulo. Em sua VII Edição, o Prêmio Arthur Bispo do Rosário contou com 825 obras inscritas. 
 
Arthur Bispo do Rosário (1911- 1989) foi um artista sergipano que viveu e produziu por cinco décadas estando isolado do convívio social em instituições psiquiátricas.
 
Bispo do Rosário empreendeu um intenso processo inventivo, produziu objetos, bordados, esculturas com materiais de uso comum do hospital e considerava sua obra um inventário do mundo para apresentar a Deus.
 
A obra e a história deste artista são inspiração para a realização do Prêmio Arthur Bispo do Rosário, que desde 1999 promove o fomento e a difusão de obras de arte realizadas por pessoas que vivem ou já viveram situações de intenso sofrimento psíquico, no intuito de mostrar o que está ao lado da história da arte e reiterar a função da arte postulada por Mário Pedrosa: de nos colocar diante do mundo como que pela primeira vez.
 
Uma das obras premiadas do CAPS II foi “A Floreta Encantada”, obra da categoria pintura, coletiva, dos seguintes pacientes: Edneia Santos Olimpio de Figueiredo, Benedita de Almeida Florido, Elizangela Branco dos Santos, José Francisco dos Anjos Filho, Marcelo Baldassari, Maria Aparecida Fagundes, Marcia Regina Antunes Ramos, Rinaldo Januário de Moura.
 
A outra obra que levou o prêmio na categoria fotografia foi “De cara a cara”, do paciente Fabio Rogério Silva. Ambos os trabalhos foram desenvolvidos nas aulas e oficinas da professora da Educação de Jovens e Adultos, Raquel Auxiliadora dos Santos.
 
Os pacientes ficaram muito felizes pelo reconhecimento das obras produzidas por eles. O resultado irá motivar ainda mais o trabalho dos pacientes da CAPS II. 
 
(27/11/2014)
 


Compartilhe essa informação