CAPS-AD REALIZA ÚLTIMA TEMÁTICA DO CICLO DE PALESTRAS 2014 "ÁLCOOL E DROGAS: AÇÃO E PREVENÇÃO" PDF Imprimir E-mail
altFoi realizada nesta sexta-feira (28), a última apresentação do Ciclo de Palestras 2014 - Álcool e drogas: Ação e Prevenção. O ciclo foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e Drogas (CAPS-AD) e apoio do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e PET Redes. 
 
Os assuntos abordados na manhã desta sexta no auditório do Paço Municipal foram “Internação Compulsória”, com palestra ministrada pela professora do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, Isabela Aparecida de Oliveira Lussi e “Metodologia de Trabalho em Comunidades e Clínicas de Dependência Química: Manejo, Estruturações e Reflexões”, por meio do psicólogo e membro da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (Febract), Marcos Felipe Chiaretto.
 
Durante o encontro, o psicólogo Marcos Felipe Chiaretto abordou o funcionamento e a metodologia de clínicas e comunidades terapêuticas. Ele explicou a diferença entre elas e a forma de trabalho nessas clínicas. “Apresentei aos participantes como é feita a estruturação de clínicas e comunidades terapêuticas a partir de leis e resoluções. Também fizemos algumas reflexões sobre o que é uma internação compulsória, involuntária e voluntária”, disse ele. 
 
O Ciclo de Palestras - Álcool e drogas: Ação e Prevenção teve como objetivo buscar a união e a troca de experiências no enfrentamento das dependências químicas de uma maneira geral, contribuindo para novos desafios. 
 
(28/11/2014)
 
 
 


Compartilhe essa informação