DEFESA CIVIL DE SÃO CARLOS PARTICIPA DE ENCONTRO CIDADES RESILIENTES PDF Imprimir E-mail

altRepresentante da Defesa Civil de São Carlos, participaram na quarta-feira (03), no Palácio dos Bandeirantes na Capital, do encontro estadual de Cidades Resilientes, que contou com a presença da chefe do escritório da Organização das Nações Unidas (ONU)  para Redução de Riscos de Desastres (UNISDR), Margareta Wahlstrom e do Governador do Estado, Geraldo Alckmin.

 

O estado de São Paulo se destaca na campanha da ONU “Cidades resilientes: Minha Cidade está se preparando” por conta das ações desenvolvidas e executadas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), na gestão de riscos, apoiando os 645 municípios, entre eles São Carlos, a resistirem, absorverem e se recuperarem de forma eficiente aos efeitos de desastres naturais, de maneira organizada prevenir perdas de vidas e bens.

 

"A cidade resiliente resiste, absorve e se recupera dos desastres naturais com prevenção, investimento, trabalhos de planejamento, unindo as três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal), as universidades, os institutos de pesquisa e a sociedade civil. O Estado de São Paulo sozinho responde por mais de 70% do Brasil nesse trabalho", destacou o governador Geraldo Alckmin.

 

O estado é referência para outros governos locais no Brasil, na América Latina e no mundo,  das 299 participações do Brasil na campanha, 212 são paulistas (211 cidades e o estado de São Paulo). Durante o evento foram abordados os seguintes temas: “Sistema Estadual de Defesa Civil alinhado ao Marco de Ação de Hyogo", “Campanha Construindo Cidades Resilientes no Brasil: avanços, desafios e próximos passos” e “Ferramenta de Diagnóstico e Avaliação de Risco”.

 

A Defesa Civil de São Carlos, esta preparando seguindo as diretrizes da UNISDR-ONU, um Plano de Gestão Integrada e de Inovação para Riscos Ambientais e Desastres. Para janeiro de 2015, o qual já esta em fase de implantação da base operativa e tecnológica, com apoio de universidades e centros de pesquisa e informação meteorológica.

 

 

(04/12/2014)

 

 

 

 

 

 

 



Compartilhe essa informação