FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA É SELECIONADA NO PRÊMIO MEMORIAL DIGITAL PDF Imprimir E-mail
altA Fundação Pró-Memória de São Carlos concorreu com 19 projetos de instituições públicas e privadas de rede nacional e ficou entre os 10 selecionados no Prêmio Memória Digital. Com isso, foram contemplados com treinamento e equipamentos para a montagem de um laboratório de digitalização de arquivos históricos do município, de acordo com os princípios da Carta do Recife.
 
O diretor presidente da Fundação, Luiz Carlos Triques, destacou a conquista e o que ela representa. “Esta conquista possibilitará a divulgação de nosso acervo histórico, que vem sendo cuidadosamente preservado pela Fundação Pró-Memória. Os acervos serão disponibilizados pelo site da Fundação, e as pessoas poderão realizar pesquisas de qualquer computador ou celular com acesso à internet”, disse.
 
Segundo a autora do projeto, a documentalista da Fundação Pró-Memória, Aline Ulrich, com o treinamento e equipamentos recebidos, o processo de digitalização será desenvolvido em 2 anos. “Será um trabalho importante. O projeto possibilitará a digitalização, preservação e mapeamento de coleções fotográficas históricas de São Carlos, assim como dos fotógrafos que podem ter relevância no cenário nacional, como Hugo Graeser, que foi fotógrafo do IPHAN. A digitalização permitirá a catalogação do material, e promoverá o acesso do conteúdo em espaços virtuais”, explicou.
 
Também participam do projeto a chefe de divisão Preservação do Patrimônio Material e Imaterial, Luana Gonçalves Vieira da Silva, a historiadora Vanessa Martins Dias, os assistentes de documentação Heloisa Santini de Oliveira e Matheus da Silva Luiz, sob a supervisão da chefe de divisão de Arquivo e Documentação, Luiza Shimada. “Esse projeto é muito importante porque vai dispor imagens que contam a história da cidade”, comentou Matheus.
 
Serão digitalizadas 40 mil imagens, entre fotografias e cartazes. “A digitalização também será feita para o Museu de São Carlos, que inclui cartazes e fotografias, cartazes de peças teatrais e iconografia”, ressaltou a historiadora, Vanessa Martins Dias.
 
O Prêmio Memorial Digital é uma promoção do Instituto Brasiliana - Associação privada, sem fins lucrativos, dedicada em apoiar projetos relevantes para a difusão da cultura brasileira e à formação e conservação de acervos, por iniciativa do Comitê Gestor da Rede Memorial e da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura e com o patrocínio da Petrobras.
 
(08/12/2014)
 
 


Compartilhe essa informação