CASA DO TRABALHADOR INICIA O ANO COM MOVIMENTO INTENSO PDF Imprimir E-mail
altMais de 300 pessoas passaram pela Casa do Trabalhador “Antonio Cabeça Filho” nesta segunda-feira (05).
 
De acordo com o Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Hilário Apolinário de Oliveira, a procura por uma vaga no mercado de trabalho vem ao encontro com as novas oportunidades de 2015. Segundo ele, a previsão é de que sejam gerados só neste primeiro semestre mil postos de trabalho em São Carlos. “Estamos muito otimistas no preenchimento dessas vagas. Grandes empresas estão se instalando na cidade e estamos empenhados em oferecer nossa mão de obra. Para os candidatos não qualificados, oferecemos uma grade extensa de cursos de capacitação”, disse o Secretário, que espera reverter o problema na hora da contratação. “Há vagas, mas não há pessoas qualificadas para o mercado de trabalho e essa é a nossa maior preocupação. Portanto, alertamos para a população que esta precisando de emprego e não tem qualificação que procure a Casa do Trabalhador para que sejam encaminhadas para os cursos de capacitação. Hoje, a cada dez pessoas que vêm em busca de emprego, cinco não tem um currículo adequado para apresentar na empresa”, completou. 
 
Para a desempregada, Rita de Cássia Marcondes de 48 anos de idade, a procura por um emprego fixo na Casa do Trabalhador é a melhor maneira de ser inserido no mercado de trabalho. “Acredito ser a forma mais eficaz de conseguir um emprego, pois recebemos todas as informações e orientações necessárias. Estou desempregada sem carteira assinada há dois anos e agora busco um emprego com carteira assinada”, afirmou a candidata.  
 
Além da busca por emprego, a procura pelo seguro desemprego, emissão da carteira de trabalho e a lay off (Suspensão Temporária do Contrato de Trabalho para Qualificação Profissional), também são grandes. “Na Casa do Trabalhador ofereceremos um leque de serviços em prol da classe trabalhadora. A lay off, por exemplo, recém implantada, é uma alternativa de evitar demissões e manter os direitos dos trabalhadores, em momentos de queda no mercado, além de prever que os trabalhadores frequentem ações de formação profissional propostas pela entidade patronal”, destacou o Secretário.
 
A orientação para quem precisar dos serviços da Casa do Trabalhador é que compareçam munidas de documentos para que os procedimentos possam ser realizados de forma mais ágil.
 
(05/01/2015)