JARDIM REAL RECEBE NEBULIZAÇÃO CONTRA A DENGUE PDF Imprimir E-mail

altEmpenhada na sequencia do plano de ação de combate ao mosquito Aedes-Aegypti, principal transmissor do vírus da Dengue, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica (Vigep), realiza a partir da próxima semana, o trabalho de nebulização casa a casa no Jardim Real, próximo a Rua Antonio Spaziani. O procedimento de bloqueio feito por agentes de combate de vetores é realizado em locais que apresentaram casos positivos da doença.

 

Na primeira quinzena de 2015, o município de São Carlos registrou 4 casos de Dengue, sendo apenas 1 autóctone, ou seja, adquirido na cidade. Com o verão e as pancadas de chuvas, a população deve ficar atenta aos possíveis criadouros do mosquito dentro das casas. Durante o trabalho de nebulização, é fundamental que os proprietários das residências sigam as orientações dos agentes, abrindo as portas e as janelas, permanecendo nas calçadas com crianças e animais por um período de 15 minutos. 

 

A atenção deve ser redobrada nos bairros de incidência da doença em 2014, ano em que foram registrados 368 casos positivos, sendo destes, 107 importados. Os bairros que apresentaram os casos de dengue foram Vila São José, Vila Costa do Sol, Tijuco Preto, Vila Brasília, Vila Jacobucci, Jardim Paulistano, Santa Felícia, Jardim Cardinalli, Jardim Ricetti, Jardim São Paulo, Jardim Beatriz, Monte Carlo e Cidade Aracy II. No balanço do mês de dezembro, 6 casos foram confirmados nos bairros Vila Pureza, São Carlos VIII, Arnon de Mello, Vila São José e Cidade Aracy.

 

“Temos um mapeamento dos bairros que apresentaram casos positivos e estamos intensificando as ações nestes locais, o sucesso do combate ao mosquito também depende da sensibilização da população. É importante que os moradores continuem atentos na eliminação dos criadouros. Os números apresentados são reais e mostram o empenho  da equipe de Saúde nas notificações, São Carlos tem que continuar sendo uma das cidades da região a não ter epidemia de Dengue”, afirmou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Márcia Valério Palllone.

 

Além dos cuidados contra o mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para os sintomas da doença. A pessoa que apresentar febre alta de início súbito, dor de cabeça, dor ao redor  dos olhos, dor no copo e manchas vermelhas pelo corpo, deve procurar imediatamente atendimento médico nos serviços de saúde, onde será realizado o preenchimento da ficha de investigação que será encaminhada para a Vigilância Epidemiológica e equipe de controle de vetores, para realização das atividades de bloqueio da transmissão da doença. 

 

Segue lista de cuidados diários contra a dengue

- Limpar o quintal removendo materiais que possam acumular água

- Limpar as calhas do telhado

- Lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação

- Remover a água dos pratos das plantas

- Remover ou colocar os pneus em locais cobertos

- Tratar a água das piscinas

- Permitir a entrada dos agentes de Controle de Vetores nas residências quando há necessidade de bloqueio.

- Procurar assistência médica quando surgirem os primeiros sintomas, que são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no copo e manchas vermelhas no corpo.

 

(16/01/2015)