PROJETO RECICLA SÃO CARLOS É DISCUTIDO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PDF Imprimir E-mail

altNa manhã desta quarta-feira (21), a Secretaria de Educação realizou uma reunião para discutir questões sobre o projeto Recicla São Carlos. Participaram as Secretarias de Esporte e Lazer, Trabalho, Emprego e Renda, a Coordenadoria de Meio Ambiente, a representante da Central de Penas Alternativas e a assessora do vereador José Luís Rabello.

 

O projeto tem como meta a revitalização do Parque do Bicão, importante área verde de São Carlos, localizada no bairro da Redenção, além de conscientizar crianças e adultos sobre a preservação do Meio Ambiente.

 

A iniciativa envolverá alunos do Programa Mais Educação das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Maria Ermantina Tarpani e Carmine Botta. As crianças serão orientados sobre a reciclagem de materiais selecionados e transformações finais. Aos finais de semana, o projeto será feito com a ajuda das gestoras comunitárias da região, envolvendo a comunidade do entorno na qualificação de mão de obra e na geração de emprego e renda.

 

A secretária de Educação, Regina Garcia, considerou a reunião muito produtiva. Outros setores se interessaram e agora também são parceiros do projeto. “Temos que ter um carinho especial para todas as iniciativas que tratam a questão da preservação do Meio Ambiente, por isso a Secretaria abraçou esse projeto”, disse a secretária.

 

O secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Hilário Apolinário, fez questão de participar da reunião e deverá ajudar na profissionalização da mão de obra para empresas de reciclagem que não possuem funcionários qualificados. “A Secretaria está à disposição e irá ajudar nesse importante projeto para o nosso Município”, disse ele.

 

Um dos idealizadores do projeto é o chefe de divisão da Secretaria de Esporte e Lazer, Vanderlon da Costa, que trabalha na conservação do Parque do Bicão desde o início da gestão. Ele explicou que apesar do local ser responsabilidade da Secretaria de Esporte e Lazer, a união de outros setores da Prefeitura é muito importante para que essa proposta dê certo. “Nossa preocupação é a preservação do parque e a conscientização de todos, pois muitas vezes a própria população não conserva o local limpo”, contou ele.

 

O profissional de Meio Ambiente, André Penha é o outro idealizador do projeto e contou que a implantação do Recicla São Carlos será feita no Parque do Bicão com as crianças da rede municipal de Ensino. “Esse projeto surgiu através da gincana do reciclado, uma atividade voltada para as crianças que reforça a Educação Ambiental nas escolas. Queremos mostrar à população a importância de reciclar e como funciona todo esse processo”, afirmou ele.

 

 

O mesmo projeto também foi apresentado e discutido na última semana em São Paulo com um grande instituto do ramo ambiental ligado à proteção da biodiversidade e sustentabilidade, que se interessou pela ação.

 

 

(21/01/2015)